O primeiro campeão da história da quarta divisão, o São Raimundo Esporte Clube, time da cidade de Santarém, região oeste do estado do Pará, pode não participar do Campeonato Brasileiro da Série D de 2018. O Pantera que conquistou a vaga dentro das quatro linhas no Campeonato Paraense de 2017, quando ficou em quarto lugar, está sem recursos financeiros para a disputa da competição nacional, pelo menos é o que afirma a diretoria do clube alvinegro.
Após o empate em 1 a 1 diante do Bragantino, no último sábado (31), no Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, pelo jogo de ida da disputa do terceiro lugar do campeonato estadual, um dos diretores do clube, Sandro Lopes, afirmou que o time do oeste do estado vai verificar suas reais condições para a disputa da Série D deste ano. A cúpula santarena diz que falta apoio e vai reunir para definir o futuro do clube logo depois da final do Parazão.
O técnico Vladimir de Jesus chegou a afirmar em algumas entrevistas, que tem interesse em permanecer no clube para a disputa do Brasileirão da quarta divisão. O treinador vem fazendo um trabalho consistente a frente do São Raimundo neste Campeonato Paraense. Em 13 jogos neste estadual, o alvinegro santareno venceu seis, empatou dois e perdeu cinco, tendo um aproveitamento de 53,3%.
Com uma boa campanha nesta temporada, o time do Pantera já conquistou mais uma vez a vaga da Série D do Campeonato Brasileiro de 2019. A equipe santarena está na disputa contra o Bragantino pelo terceiro lugar da competição estadual, o que vale vaga na Copa do Brasil de 2019. Para o jogo de volta contra o Tubarão do Caeté, o técnico Vladimir de Jesus já vai poder contar com o trio que foi expulso contra o Clube do Remo na semifinal: Bruno Limão (lateral-direito), Tetê (volante) e Romário (volante)
O time se reapresentou na manhã deste domingo (01/04) para encarar o Bragantino, no Estádio Diogão, em Bragança. Os jogadores que atuaram como titulares no último jogo fizeram um trabalho regenerativo na piscina do Panterão com o preparador físico André Otaviano. O técnico Vladimir de Jesus vai ter a semana toda de treinamentos para poder escalar o time para a partida decisiva.
Bragantino e São Raimundo jogam no próximo sábado (07/04), às 15h30, no Estádio Diogão, em Bragança. Se houver outro empate, a disputa do terceiro lugar vai para os pênaltis. Quem vencer no tempo normal, fica com a vaga da Copa do Brasil de 2019.