O Dia Internacional da Mulher será celebrado na próxima sexta-feira, 8 de março. Mas em Marabá, a programação comemorativa já está em andamento e se estende além desta semana, indo até o final do mês de março. Estão incluídas não só exposições e uma sessão solene com entrega de honraria no Poder Legislativo, mas também ações de manifestação por direitos não garantidos pelo poder público e uma corrida de rua.
Nesta quarta-feira (6), a partir das 9h30, 20 mulheres vão receber condecoração na Câmara Municipal de Marabá por sua atuação na defesa dos direitos da mulher ou até mesmo pelo empreendedorismo feminino. A programação anual também vai contar com mulheres que discursarão cobrando a promessa de implantação de políticas públicas que nunca chegam na área de saúde, como tratamento de oncologia.
Na quinta (7), um coletivo de mulheres fará panfletagem em vários pontos da cidade, pedindo o fim da violência doméstica, uma vez que o número de mulheres que denunciam homens é grande em Marabá.
No dia seguinte, Dia Internacional da Mulher, Dia da Mulher, vários eventos marcarão a cidade. O principal deles será uma marcha com a participação de representantes de vários órgãos públicos e entidades sociais, com concentração em frente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Núcleo Cidade Nova.
A violência obstétrica está na pauta dos movimentos sociais, haja vista que nos últimos anos vários casos de mães e bebês que sofreram violência ou até mesmo perderam a vida na maternidade pública de Marabá. “É a terceira vez que a gente reafirma tal tema, pois além dos feminicídios e das violências diárias, isso é o que mais tem matado as marabaenses,” afirma Heidiane Moreno, membro da Articulação Feminista de Marabá.
CORRIDA ROSA SHOCK
As inscrições para participar da 1º Corrida Rosa Shock, realizada pelo Conselho Municipal do Direito da Mulher (Comdim) estão abertas. São apenas 300 vagas.
A corrida será realizada no dia 24 de março, a partir das 6h, no Pontal da Orla Encontro dos Rios. “Serão cinco quilômetros de trajeto retornando pelo mesmo local. É bom lembrar que a inscrição é para homens e mulheres. Todos podem participar,”, explica Gilmara Neves, conselheira do Comdim e vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher.
Ela ressalta que a corrida é apenas uma das ações desenvolvidas pelo conselho no mês de março, referente ao Dia Internacional da Mulher.
“Você pode ajudar a gente, o objetivo da corrida é a consciência, ajudando fortalecer as políticas da mulher no município e também arrecadar cestas básicas,” destaca, ressaltando que os produtos arrecadados serão doados para mulheres em situação de vulnerabilidade que são atendidas pelo Comdim, pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e pela Coordenadoria da Mulher da Secretaria da Assistência Social e Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).