A Páscoa do paraense será de chuva no final de semana, principalmente no sul do estado. É o que prevê o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Para Belém, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir da sexta-feira (7) até o domingo (9).
De acordo com o boletim divulgado na última quarta (5), as condições atmosféricas irão causar instabilidade, com formação de nuvens com ocorrência de chuvas, sobretudo no sul do Pará. Segundo os meteorologistas, a ocorrência prevista tem como origem a presença de muito ar quente e úmido na região, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no norte do estado.
“A difluência dos ventos nos altos níveis da atmosfera associada à disponibilidade de umidade [no sul do Pará] e atuação de distúrbios nos ventos de leste favorecendo a atuação de pulsos organizados da ZCIT (faixa norte) estão causando esta condição,” explica o meteorologista Antônio Sousa.
A ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ela possui nuvens que circulam na região equatorial do globo terrestre, sendo formada a partir da convergência dos ventos alísios, vindos do Nordeste com origem no Hemisfério Norte, e do sudeste, com origem no Hemisfério Sul.
Nesta Sexta-Feira da Paixão, o céu paraense fica parcialmente nublado de manhã e encoberto à tarde, variando para parcialmente nublado à noite. A maior ocorrência de chuvas do dia será a partir da madrugada sobre as porções central, sudoeste e leste da Região Nordeste, se generalizando à tarde.
No Sábado de Aleluia, o sol aparece de manhã, com o tempo ficando parcialmente nublado em seguida. Durante a tarde, as chuvas ocorrem de maneira mais significativa no Pará. Há previsão para chuvas em grande parte do território, principalmente para a região de Marabá e municípios vizinhos, exceto para a região da Calha Norte. À noite, o tempo será parcialmente nublado com áreas de chuvas sobre a faixa centro-sul.
O domingo de Páscoa começa com chuvas já de madrugada na porção centro-sul do estado, devendo chover até de manhã principalmente na Região Metropolitana de Belém, na região do Marajó e no litoral do nordeste paraense. À tarde, a chuva continua na maior parte do Pará e só diminui de volume na região Norte, se mantendo sobre a faixa central e no sul, assim como sobre o Baixo Amazonas e áreas isoladas da Calha Norte.
(Agência Pará. Texto: Aline Saavedra/Semas. Foto: Bruno Cecim)