A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que todos os alunos da rede pública municipal de ensino serão matriculados nas 52 escolas de ensino básico (40 da zona urbana e 12 da zona rural). De acordo com a secretária Francisca Ciza Pinheiro Martins, as matrículas tiveram início no último dia 7 e as aulas começarão no dia 21 deste mês. A estimativa da secretaria é receber 6 mil novos alunos em 2013.
Além disso, a Semed terá este ano 3.051 alunos do ensino fundamental regular e 1.200 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) concluindo a 8ª série, aptos a ingressar ao 1º ano do ensino médio, pela rede estadual. Preocupada com a absorção desse público, a Semed já fez pesquisa de disponibilidade de vagas junto à rede estadual e estima que os prédios de ensino médio poderão atender à demanda. Apenas a Escola Marluce Massariol, por exemplo, tem 440 vagas à espera dos concluintes da 8ª.
Mais informações
A rede municipal tem atualmente 46.253 alunos distribuídos no ensino fundamental (de 1ª à 4ª série e de 5ª à 8ª); na educação infantil; na Educação de Jovens e Adultos (EJA); e na educação especial. A taxa de crescimento anual da rede é de 13% – quase o dobro do crescimento populacional de Parauapebas, que é de 7,96%.
Vale destacar que, enquanto 6 mil novos alunos entram na escola, 4,2 mil concluem o ensino fundamental – isso gera saldo anual absoluto de 1.800 estudantes para serem alocados nos prédios municipais. A propósito, a Prefeitura de Parauapebas está construindo seis escolas com vistas a desafogar o sistema educacional. São prédios dotados com infraestrutura de qualidade e com o que há de melhor em termos de educação básica.
Atualmente, a Semed está passando por um processo de reestruturação de ordem administrativa e técnico-pedagógica, no sentido de priorizar habilidades e competências de seus profissionais e ofertar ensino básico de qualidade. A meta é manter os índices de educação alcançados até aqui e trabalhar para elevá-los e atingir os objetivos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2015, antecipando seis anos, segundo a proposta do Ministério da Educação (MEC).
Ensino superior
Em nível de ensino superior, a Secretaria Municipal de Educação informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a oferta de 110 vagas nos cursos de Ciências Contábeis (50 vagas – regular) e de Ciências Biológicas (60 vagas – modalidade à distância).
De acordo com Francisca Ciza, Parauapebas precisa fortalecer o ensino superior e se consolidar como comunidade acadêmica notável, bem como se tornar um centro de pesquisas na região.
Enquanto no Brasil 9,9% da população possui nível superior completo, 4,2% tem mestrado e 1,62% tem doutorado concluído, em Parauapebas os índices são baixos. Apesar de estar em segundo lugar na região, atrás de Marabá, o município conta com apenas 73 (1,66%) mestres e 28 (0,64%) doutores. Além disso, tem 4.320 pessoas apenas com a graduação – ou seja, só 2,9% da população possui esse nível.
“Precisamos elevar o ensino superior no município. Para isso, buscaremos todas as parcerias necessárias para fazê-lo. Pretendemos ter aqui polos da Ufra [Universidade Federal Rural da Amazônia] e da UFPA [Universidade Federal do Pará], bem como abrir as portas para a Uepa [Universidade do Estado do Pará] e para outras universidades que quiserem tocar o ensino superior no município. Parauapebas precisa qualificar, e bem, seus filhos para o mercado de trabalho”, destaca Francisca Ciza.
Fonte: ASCOM – PMP
16 comentários em “Semed garante que nenhum aluno ficará fora da escola”
E por que será qua a rejeição da secretaria de Educação e tão grande. Por ela ser um pessoa que só pensa em sir, e que se dane todos.
Será que a secretaria Srª Francisca Ciza tem tal capacidade de assumir uma secretaria, pois conheço a mesma e sei que ela não tem capacidade alguma de administrar ums secretaria de Educação, prova disso são os inumeros problema que ela deixou na direção da Escola Eduardo Angelim.
O que precisa ser feito com urgência são mais escolas, para acabar de vez com essas extensões que falta matar as crianças porquê elas não tem nenhuma estrutura fisíca para receber nossos alunos,serve apenas para enriquecer os bolsos dos ex. acessores da Semed.Basta chega foram oito anos não deve continuar.
É isso ai mesmo Francisca Cisa, se não for assim nada vai pra frente..Então pra adiantou os nosso votos…
Já ouvir da boca de muitos este termo “vingar” que falta de profissionalismo, sem contar quando rompemos uma atividade que considero tão importante quanto à saude que é a educação, mas que infelizmente está sendo tratada sem critérios. Os critérios são: é amigo, votou, apoiou partido a ou b recebe um cargo… enquanto o funcionalismo público seguir esse modelo estamos fadados ao retrocesso, há que se repensar e instituir o plano de cargos e salarios urgente para todas as secretarias, estabelecer efetivamente critérios sérios afinal gestão é coisa muito séria um erro médico mata um , mais um erro na educação mata muitos é um fracasso…Atenção Gestores pensem nisso!
quero saber como fazer a matricular de meu filho pela internet?1 ano escola Marluce massariol
ei parauapebas junior e outros agora q temos 12 dias de gestão larga de se burro rpz deixa a mulher trabalhar criticar sim daki uns 6 meses pra v como ta sendo o trabalho
Engraçado ela comentar sobre o ensino superior. Quando fui pedir pra lecionar, em forma de estágio, na rede estadual essa fdp disse que eu não podia por não estar formado, mesmo faltando mão de obras de professores de matemática e física, pondo outros caras que não entendem de p…nenhuma..
Devemos dar um voto de confiança à Sra. Secretária de Educação Francisca Cisa, afinal ela fez um ótimo trabalho à frente da escola sede do Estado, quem quiser comprovar é só ir na escola Marluce massariol e verificar, la tem fartura de tudo. farta material, farta professor, farta administração, farta vergonha na cara, farta profissionalismo, é fartura para ninguém botar defeito não é mesmo secretária?
Velhote, tem que trazer de fora, pelo menos no primeiro mandato, trás gente boa de fora para encinar os nativos a trabalhar direito.
Tem que haver planjamento, pois já é sabido que a demanda todo inicio de ano e sempre um terço a mais do ano anterior…
fora da escola não. fora dos depositos. chamados extensão enchendo o bolso dos donos das casas. e matando alunos.aprendizagem que é bom nada.
Devido a falta de interesse de nossos governantes em mater a população em plena miseria.
CONVENHAMOS, NÃO PASSA DE UMA OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL DÁ ACESSO A EDUCAÇÃO.
os gestores querem o povo sem estudo é melhor para manipularem
Será? porque aqui na Cidade Jardim meu sobrinho estar em uma lista de espera. E a mãe dele passou foi a noite na fila em frente da escola. Até agora é só promessa.