SEMED promove jornada pedagógica em Parauapebas

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) deu início ao seu trabalho em 2011 lançando a 1ª Jornada Pedagógica. O primeiro evento da agenda foi uma palestra sobre Educação Inclusiva. Mais de mil e quinhentos educadores lotaram o Ginásio Poliesportivo na noite da última terça-feira, 12, para prestigiar a doutora Rosita Edler Carvalho falando sobre “Educação inclusiva como remoção de barreiras para a aprendizagem e para a participação”.

Simbolizando a inclusão de pessoas, a abertura do evento foi marcada com apresentações teatrais protagonizadas por alunos da Unidade Especializada em Atendimento ao Deficiente Visual.

Há mais de 50 anos trabalhando e estudando os desafios da educação, a professora Rosita Edler falou, sobretudo, de “propostas que apostem no potencial humano na certeza de que todos podem aprender e participar”. A necessidade dessa proposta nasce, segundo ela, por causa das diferentes formas de exclusão – “minorias éticas; religiosas; grupos sociais em desvantagem; pessoas que frequentam ou não as escolas; e situação de deficiência”.

SEMEDO secretário de educação, Raimundo Oliveira Neto, disse que “educação inclusiva é incluir pessoas na vida, no mercado de trabalho”. “Todo ser humano é capaz, alguns precisam de oportunidades, outros precisam de motivação, e nós, professores, temos a responsabilidade de não somente criticar e atirar pedras, mas também de ter a grandeza de ajudar a construir uma sociedade justa. Acho que essa é a missão mais brilhante do professor”, finalizou.

O evento foi finalizado com a leitura de uma carta pelo aluno da Unidade Especializada em Atendimento ao Deficiente Visual, Tiago Ferreira da Silva, 19. O texto em Braille era uma mensagem de agradecimento aos professores que “contribuíram” para que ele e outras pessoas pudessem ser “incluídas” e conseguissem ler e escrever.

A jornada Pedagógica vai até sexta-feira, 14. Durante toda semana haverá formação e planejamento com coordenadores, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Fonte: SEMED

[ad code=6 align=center]

3 comentários em “SEMED promove jornada pedagógica em Parauapebas

  1. Anônimo Responder

    A palestra foi ótima, falar sobre inclusão e acessibilidade é fundamental nos dias de hoje. Acessibilidade não só para os deficientes, mas para todos!

  2. Nome (obrigatório) Responder

    Tem gente que quer a sucessão, mas o salto é alto demais. Quero ver quando ele descer e conversar com os “analfabetos”,que ele diz serem, do diretório e da executiva do partido.
    Axo que a política do Peba é muita impura e suja para o último dos iluminados, por isso que acredito que ele vai recuar.

Deixe seu comentário

Posts relacionados