Em nome da Delegacia Regional do Sindicato Nacional dos Pedagogos, venho publicamente manifestar o meu descontentamento com o Governo Municipal de Parauapebas que através da Secretaria Municipal de Educação, recusou-se a firmar convênio com o Instituto de Ciências da Educação da UFPA, que a pedido deste Sindicato aprovou o Curso de Especialização em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação, o qual foi aprovado para Parauapebas desde abril do ano passado.
Essa Especialização conta com 07 professores da UFPA, todos doutores em educação e que estão dispostos a vir até Parauapebas oferecer uma formação continuada na área das políticas públicas educacionais, mas, por falta de vontade política do secretário de educação, estamos correndo o risco de perder o projeto para outro município, visto que não tivemos sucesso quando tentamos um consórcio entre Parauapebas e os municípios vizinhos.
Vale ressaltar que não é do interesse do atual Secretário Municipal de Educação garantir um Curso desta natureza aos educadores, tendo em vista que agora está inviabilizando até o local onde funcionaria a especialização, alegando que o CEUP está com uma grande demanda de cursos.
Se até o momento não conseguimos consolidar um consórcio com os municípios vizinhos, por que Parauapebas não assume esta especialização? O valor é de apenas R$ 102.914,40 para atender 100 pessoas no município! Ou será que lavagem de veículos e consertos de pneus é mais importante para prefeitura do que a formação continuada dos seus educadores? Pois para esses serviços a Prefeitura assinou um contrato num total de R$ 334.980,48 com a F.F Braga & Cia. LTDA sem falar em outros contratos que também passam da casa dos trezentos mil reais.
O SINAPE não compreende o porquê da falta de vontade da SEMED em viabilizar esta Especialização, pois se trata de um curso de ponta que ajudará a melhorar a gestão e o financiamento das políticas públicas educacionais do município. Além do mais, foi destinado no orçamento municipal de 2009, recurso no valor de mais de 150 mil reais para formação continuada dos educadores.
As políticas públicas estão sendo reorientadas para uma gestão de cooperação entre as esferas de governo, buscando com isso a equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade de ensino, neste sentido o FUNDEB Lei Nº 11.494, de 20 de junho de 2007, implantado em 1º de Janeiro do mesmo ano, através da Emenda 53, “a formação continuada dos educadores a título de pós-graduação passa a ser um direito constitucional, portanto cabe aos governos garantir este direito na prática política de seus municípios”.Esperamos que a Câmara Municipal de Parauapebas, em especial o Presidente daquela casa de leis, procure sensibilizar o Secretário de Educação para a importância de uma pós-graduação desta natureza nos currículos dos educadores, pois não é fácil conseguir a aprovação de uma Especialização com Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Agora que conseguimos não podemos simplesmente menosprezar. Isso vai ficar feio para um município que recebe uma das maiores receitas do Brasil.
Aproveito o ensejo para pedir encarecidamente ao Prefeito Darci que intervenha na decisão de seu Secretário de Educação e garanta essa especialização aos educadores do município.
Parauapebas – Pará, 21 de abril de 2009.
Raimundo Pereira Moura Martins
Delegado Regional do SINAPE.
4 comentários em “SEMED rejeita especialização da UFPA e inviabiliza pós-graduação para 100 educadores de Parauapebas”
O dinheiro é nosso, nós é que temos que geri-ló.
Desculpe se ofendir a ambos, só não concordo com as suas posturas…
Acretido que a questão é sensatez, Parauapebas não pode ser confundido com PT, ou com qualquer administrador. Temos, nós cidadãos de Parauapebas, de zelar por nossa cidade e pelas pessas que a constitui. Então Eldan Nato e Paulo Pinheiro, a questão não é de desenho ou de Papai Noel e sim de ação política, ou então nunca iremos conseguir mudar esta cidade especialmente na área política, estaremos sempre assistindo políticos assumirem o poder com belos discursos sociais e depois com práticas imorais. Se não podem ajudar, o melhor é calar, pois assim já estaram ajudando.
O SINAPE não compreende o porquê da falta de vontade da SEMED em viabilizar esta Especialização? Qual é mesmo o nome da especialização? – Especialização em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação – Não vai querer que eu desenhe, não é?
Vcs serão atendidos em seu pleito. O Aguia vai ser campeão. A crise econômica vai findar em 1º de maio. Serão os melhores pedadogos do Brasil, e farão PHD na Universidade de Sorbonne e Parauapebas sob as bençãos de Darci I, terá o melhor sistema educacional do País. Ah! Antes que me olvide todos receberão em casa a visita de Papai Noel.