A Prefeitura de Parauapebas por meio de Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) em parceria com a Associação União dos Esportes Radicais e Culturas Alternativas de Parauapebas (UERCAP) abriu até o dia 05 de setembro, as inscrições para o 3º Pebas Jump. O evento reunirá cerca de oito modalidades diferentes e os interessados em competir, devem preencher o formulário online disponível na página da Semel pelo facebook (semelparauapebasoficial) ou na bio do Instagram/semelparauapebas.
É preciso ter o endereço de e-mail da plataforma gmail, ter em mãos todos os documentos indicados, além de cópias escaneadas do RG e CPF. Para os atletas menores de 18 anos, os pais ou responsáveis precisam preencher o Termo de Responsabilidade disponível no cadastro. As competições terão dois perfis de modalidades, o Free Sytle (Estilo Livre), que serão seis estilos de competições, o Skate, BMX Dirt Jump, BMX Street, Patins Street, Slack line e Moto Weeling, onde os atletas disputarão entre si com tempo cronometrado na pista de Street, sendo avaliados por desempenho, velocidade e equilíbrio.
Já as modalidades de grupo, o Bicicross (na largada 8 competidores precisam completar o circuito e quem chegar primeiro na reta final da competição, é o campeão) e o PaintBall. As categorias para as disputas entram o amador, iniciante, profissional, adulto (masculino feminino) e infantil, porém a garotada só poderá participar da modalidade permitida para sua faixa etária.
O 3º Pebas Jump Campeonato Nacional terá a presença de atletas renomados como Gustavo Balaloka, o atleta conhecido nas redes sociais por mostrar saltos audaciosos durante treinos e competições, foi uma das atrações na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, quando participou do revezamento da tocha olímpica, na época aos 13 anos.
Atualmente é dono de vários títulos mundiais como o Fise World (competição mundial que reúne várias modalidades dos esportes radicais), consagrou campeão internacional em 2017 na China, no ano seguinte se tornou campeão amador na Argentina quando participou pelo BMX Free Style, outra competição é o Super BMX da categoria profissional no qual levou o 2º lugar. Balaloka é considerado um dos favoritos do DIRT BMX.
“Fiquei honrado pelo convite, farei o meu melhor durante as competições, será muito legal disputar o pódio ao lado de outras feras das radicais, e o Pará tem muitos atletas sensacionais, será muito bacana participar”, comentou Balaloka.
Outro nome de peso e com histórico de participações em campeonatos como o pan-americano de bicicross, onde foi um dos finalistas pela categoria masculina de 17 a 24 anos, é Lucas Gaspar, atualmente é instrutor na escolinha de iniciação esportiva da Semel e sustenta na bagagem o vice-campeonato brasileiro de bicicross Cruise Men em 2018, além do hexacampeonato paraense e o bicampeonato tocantinenses da modalidade.
“Estou ansioso para competir pela minha cidade, estou treinando bastante, quero subir ao pódio e ser um exemplo para meus alunos”, declarou Lucas Gaspar.
Outras estrelas que foram convidadas a participar das competições, são os atletas Marapa BMX, Alan Mendes, Reza Vela e Dilson BMX, nomes renomados dentro de competições mundiais. O Pebas Jump é considerado uma competição onde reúne várias modalidades sendo a maior de nível nacional já oferecido por uma prefeitura, a expectativa é que mais de 500 atletas possam participar. Ernaldo Morcego atleta experiente de BMX FreeSytle é um dos idealizadores do evento e comenta como o governo municipal tem abraçado os esportes radicais e o que isso significa para a modalidade.
“Lá fora, Parauapebas vem sendo considerada uma cidade que investe nos radicais, só pra se ter uma ideia, está sendo construída uma das maiores praças de esportes radicais da região aqui na cidade, com pista de skate, pista BMX Estilo livre, parede de escalada, área para Patins Rockey, inclusive será a primeira do estado e um espaço para os praticantes de basquete de rua. A previsão de entrega da obra será no final desse ano, isso mostra que a cidade valoriza todas as práticas esportivas”, comentou o campeão norte e nordeste de bicicross 2018, Morcego.
A área onde atualmente funciona as aulas de bicicross da Semel no ginásio poliesportivo, também está sendo revitalizada e na oportunidade será o palco das disputas para o 3º Pebas Jump marcado entre 10 e 12 de setembro. A premiação das competições para esse ano serão brindes e o ranqueamento ao pódio. Durante o evento, bandas locais de Rock e Pop Rock prometem animar as torcidas.
Por Cleidi Rodrigues / Fotos: Arquivo pessoal dos atletas