A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), através do secretário Laoreci Diniz e do adjunto Kledson Caetano, esteve fazendo uma visita cordial aos centros de treinamentos de dois clubes de futebol profissional de Minas Gerais, América e Cruzeiro. Ambos puderam conhecer toda a estrutura das escolinhas e das categorias de base dos clubes. O jogador Somália, que iniciou sua carreira no Coelho, como é chamado o América, e teve passagens por grandes clubes do Brasil, deu todo suporte a SEMEL, já que tem uma boa influência no time mineiro e é amigo particular da cúpula da secretaria.
O motivo da visita aos mineiros foi de buscar parcerias para a escolinha de futebol da secretaria de esporte de Parauapebas, que conta com o projeto “Educando pelo Esporte”, em diversas categorias: Sub-10, (com crianças de 8 até 10 anos), Sub-13, Sub-15 e Sub-17, com 1.500 alunos entre cidade e zona rural, em seis polos, abrindo mais um na VS 10 e sempre movimentando a garotada para disputar competições internas no Complexo Esportivo e no Estádio Rosenão.
O secretario Laoreci Diniz, além de formalizar convênios para o fortalecimento da escolinha de futebol da SEMEL, foi em Minas Gerais para buscar mais conhecimentos para melhorias das estruturas físicas existentes em Parauapebas, tentando ainda se espelhar na dupla mineira para capacitação técnica dos profissionais dentro do município e captação de bons atletas visando descobrir e revelar novos talentos na cidade.
“O objetivo da visita foi buscar experiência e parcerias de profissionais em categorias de base, na capacitação técnica dos nossos profissionais, na estruturação de nossos espaços no município, bem como possibilitar acesso de nossos atletas nas avaliações dos clubes visitados e ficando já acertado a vinda de profissionais para acompanhar e orientar os nossos trabalhos e fazer esta avaliação para captação de atletas”, afirmou Laoreci Diniz, secretário da SEMEL.
O América Futebol Clube carrega a fama de ser uma das maiores fábricas reveladoras de talentos para o futebol nacional e internacional, isso porque a todo o interesse da direção do Coelho, que realiza seletivas periódicas em Belo Horizonte para a captação de atletas. Além disso, faz observações técnicas por todo o Brasil, com observadores do próprio clube, feitas com o consentimento do Departamento de Captação. Os atletas podem fazer avaliações gratuitamente, sem cobranças de taxas.
No Cruzeiro Esporte Clube a base também é muito valorizada com disputas de vários campeonatos simultâneos, do Sub-14 ao Sub-20, onde os atletas disputam partidas por toda a temporada. A maior referência do clube em termos de revelação é o craque Ronaldo Fenômeno, que se profissionalizou na Raposa em 1993 e logo conseguiu destaque no Campeonato Brasileiro daquele ano, depois ganhando fama para ser convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira para a Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos.
Antes de ir a Belo Horizonte, a SEMEL também foi até a capital Belém reunir com o secretário Arlindo Silva da SEEL (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer), buscando novas parcerias para o desenvolvimento do esporte e lazer dentro da cidade de Parauapebas. Os secretários fizeram uma parceria e o Sr. Arlindo Silva tem visita agendada para o município para o próximo dia 4 de março.
1 comentário em “SEMEL realiza visita a dois clubes do futebol mineiro buscando parceira para a escolinha”
Venho parabenizar toda equipe da secretaria de esportes e LEP…pelo bomdesempenho e preocupações na formação de nossas crianças, sei que é um trabalho espinhoso, por ter feito parte desse desenvolvimento esportivo de Patauapebas. É um grande privilegio de quem teve a oportunidade de passar por essa escola . Parabéns a todos.