A PMP está colocando duas lombadas na Avenida Faruk Salmen, bem próximo à Rua Marcos Freire que dá acesso às Chácaras. Quanto custa para o município cada lombada? Nem me pergunte. Se vão resolver o problema? Ai são outros casos.
Não sei qual motivo levou a Secretaria de Obras e o DMTT a optar pelas lombadas. Seria mais simples, cômodo, seguro e útil para a população a instalação de um semáforo na Avenida Faruk Salmen esquina com Rua Marcos Freire.
O semáforo, além de controlar o tráfego intenso daquela Avenida, diminuiria a fila de carros que se forma nos horários de pico no semáforo da esquina dos “pé inchado”. Só pode ser teima, pois o requerimento do ex vereador Ávila, aprovado por unanimidade pela antiga Câmara Municipal e da qual fazem parte hoje : Percília, Francis, Adelson, Massud e o atual presidente Euzébio , seria aprovado também hoje por tratar-se de matéria de segurança. Senão vejamos: de agosto de 2008, data em que o requerimento foi aprovado, já foram contabilizados pelo DMTT, 27 acidentes naquele cruzamento ou em suas imediações. Desses, nove vidas foram ceifadas e incontáveis pais e mães de família perderam dias de serviço hospitalizados devido a tais acidentes. Isso sem contar os encontrões, esbarradas e pequenos acidentes em que os participantes não chegam a acionar o DMTT local.
A pergunta que fica é só uma: Se o prefeito Darci ou seu Secretário de Obras, tivesse providenciado em agosto de 2008, as duas lombadas agora construídas ou o semáforo solicitado pelo vereador Ávila e seus pares, quantas dessas vidas poderiam ter sido salvas?
Na justiça brasileira e no Código Penal, há um artigo reservado aos negligentes, e o atual prefeito poderia muito bem começar a responder judicialmente baseado apenas nesse artigo. Mas, como estamos em Parauapebas, terra de direitos, o Lourinho continuará na boa e tudo será esquecido em breve.