Para debater as Atribuições do Sistema de Garantia de Direito da Criança e do Adolescente Relacionado ao Ato Infracional, a Prefeitura de Tucuruí realizou na manhã desta sexta-feira (6), no auditório da Universidade Estadual do Pará, UEPA – Campus Tucuruí, o Seminário os Direitos das Crianças e Adolescentes.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura contou com a presença de representantes das Secretarias de Saúde e Assistência Social, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, CREAS, CRAS, 13º Batalhão da Polícia Militar e da Promotoria de Justiça de Tucuruí – Ministério Público do Pará, além de vários seguimentos da sociedade tucuruiense.
O Seminário tem como foco principal propor soluções para minimizar os casos de violência nas escolas em Tucuruí.
Conforme explica a Conceição Bugarim, o seminário é mais uma ferramenta para que a comunidade de educadores possa dar uma melhor atenção assistencial e orientação aos nossas crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. “É necessário informar que medidas preventivas vêm sendo tomadas pela Gestão Municipal para coibir práticas de agressões de qualquer natureza nos espaços escolares e em suas proximidades.
Recentemente, representantes das Secretarias de Apoio a Segurança Pública e de Educação e Cultura, em parceria com a 16ª URE reuniram com os diretores das escolas da rede municipal e estadual que evidenciam sinais de violência para traçarem um plano de ação para o enfrentamento da problemática.
Campanhas educativas acerca do consumo e venda de entorpecentes, reativação do serviço de Ronda Escolar e instalação de câmeras de monitoramento nas proximidades das escolas foram algumas das medidas apresentadas e que já estão sendo realizadas pela Prefeitura de Tucuruí.
O Serviço de Orientação Escolar da Secretaria vem elaborando um Plano de Ação para combater a indisciplina nas escolas, além de promover periodicamente formação continuada ao orientador escolar.
1 comentário em “Seminário debate segurança nas escolas de Tucuruí”
Era para ser na prefeitura, pois não tem mais prefeito que ature por ae… Deus tenha controle desse lugar?