Seminário sobre a região de Carajás abre discussões em vários campi da Unifesspa

Eventos ocorrem paralelamente durante esta semana, tendo como base livro organizado pelo Prof. Dr. Maurílio Monteiro
Ao centro, Prof. Doutor Maurílio Monteiro com colegas e acadêmicos no lançamento do livro de interesse regional

Continua depois da publicidade

As regiões Sul e Sudeste do Pará se destacam como foco de discussão na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) devido à realização do seminário “Amazônia: a região de Carajás,” que iniciou na última segunda-feira (16), e se encerra nesta sexta (20). 

O evento tem como meta apresentar e debater o livro homônimo organizado pelo Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro e prefaciado pelo Prof. Dr. Carlos Brandão, proporcionando uma exploração profunda e interdisciplinar das questões que envolvem as duas regiões citadas. Distribuído em onze sessões, reúne professores e estudantes de diversas áreas, cursos e institutos da comunidade acadêmica para debater os capítulos que compõem o livro. 

O seminário está acontecendo em vários campi da Unifesspa, inclusive locais fora de sede, como Rondon do Pará e Xinguara. Ele é promovido por seis programas de pós-graduação da instituição (PPGPAM, PDTSA, PROFHISTÓRIA, PPGHIST, POSLET, PPGG), com apoio de quatro institutos (ICSA, IEDAR, ICH, IETU) e o Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (LACAM).

A primeira sessão aconteceu na tarde de segunda-feira, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) de Rondon do Pará, com o tema “Registros Fiscais, região e mídia”. No dia seguinte, as sessões II, III e IV tiveram os seguintes temas: “Região, aspectos teóricos e históricos”, “Ensino e escola” e “Tópicos da história regional”, acontecendo no Campus I, enquanto a sessão V, “Inovação e economia regional”, aconteceu no Campus II.

Nesta quarta-feira (18), as sessões VI, VII e VIII acontecem no Campus III com os tópicos “Economia e Região”, “Conformação e rede urbana” e “Imagética e estética da obra científica”. Amanhã (19), os encontros se dão em dois campi: sessão IX em Marabá, com a temática “Meio ambiente e pressões antrópicas” e em Xinguara, a sessão X, “História, região e paisagem”. A última sessão acontece ainda em Xinguara, na sexta, encerrando o evento com a sessão XI, “Elementos do agrário regional”.

O professor Maurílio de Abreu Monteiro explica sobre o esforço coletivo para debater a obra e a importância de convidar não só os autores, como toda a comunidade acadêmica para participar do seminário. “Reunimos dezenas de pessoas para discutir a realidade regional, vamos fortalecer uma reflexão sobre a Amazônia, em especial a nossa região, para que nós possamos efetivamente organizar um desenvolvimento em bases sustentáveis, ambiental, social e econômica,” conclui o organizador.

“Esta foi uma oportunidade de perceber o quanto a Unifesspa desempenha um papel significativo na promoção de debates diversificados e interpretações críticas sobre a realidade regional,” avalia o diretor do ICSA, Prof. Dr. Jax Nildo, moderador da sessão I. Para ele, a participação da comunidade acadêmica foi fundamental, devido às diferentes interpretações sobre a temática da Amazônia, em particular a região de Carajás.

O artigo “Panorama midiático da região de Carajás”, de autoria da Profª Dr. Elaine Javorski, foi exposto e discutido na sessão I, em Rondon do Pará. A autora considera que este livro “é crucial para entendermos a situação e os desafios na região de Carajás no que se refere à perspectiva da mídia”. Ela ressalta: “Essas pesquisas inovadoras na área da comunicação nos ajudarão a compreender melhor a região e planejar ações futuras de forma mais contextualizada”.

(Kawane Ricarto e Mirella Carvalho)