As regiões Sul e Sudeste do Pará se destacam como foco de discussão na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) devido à realização do seminário “Amazônia: a região de Carajás,” que iniciou na última segunda-feira (16), e se encerra nesta sexta (20).
O evento tem como meta apresentar e debater o livro homônimo organizado pelo Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro e prefaciado pelo Prof. Dr. Carlos Brandão, proporcionando uma exploração profunda e interdisciplinar das questões que envolvem as duas regiões citadas. Distribuído em onze sessões, reúne professores e estudantes de diversas áreas, cursos e institutos da comunidade acadêmica para debater os capítulos que compõem o livro.
O seminário está acontecendo em vários campi da Unifesspa, inclusive locais fora de sede, como Rondon do Pará e Xinguara. Ele é promovido por seis programas de pós-graduação da instituição (PPGPAM, PDTSA, PROFHISTÓRIA, PPGHIST, POSLET, PPGG), com apoio de quatro institutos (ICSA, IEDAR, ICH, IETU) e o Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (LACAM).
A primeira sessão aconteceu na tarde de segunda-feira, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) de Rondon do Pará, com o tema “Registros Fiscais, região e mídia”. No dia seguinte, as sessões II, III e IV tiveram os seguintes temas: “Região, aspectos teóricos e históricos”, “Ensino e escola” e “Tópicos da história regional”, acontecendo no Campus I, enquanto a sessão V, “Inovação e economia regional”, aconteceu no Campus II.
Nesta quarta-feira (18), as sessões VI, VII e VIII acontecem no Campus III com os tópicos “Economia e Região”, “Conformação e rede urbana” e “Imagética e estética da obra científica”. Amanhã (19), os encontros se dão em dois campi: sessão IX em Marabá, com a temática “Meio ambiente e pressões antrópicas” e em Xinguara, a sessão X, “História, região e paisagem”. A última sessão acontece ainda em Xinguara, na sexta, encerrando o evento com a sessão XI, “Elementos do agrário regional”.
O professor Maurílio de Abreu Monteiro explica sobre o esforço coletivo para debater a obra e a importância de convidar não só os autores, como toda a comunidade acadêmica para participar do seminário. “Reunimos dezenas de pessoas para discutir a realidade regional, vamos fortalecer uma reflexão sobre a Amazônia, em especial a nossa região, para que nós possamos efetivamente organizar um desenvolvimento em bases sustentáveis, ambiental, social e econômica,” conclui o organizador.
“Esta foi uma oportunidade de perceber o quanto a Unifesspa desempenha um papel significativo na promoção de debates diversificados e interpretações críticas sobre a realidade regional,” avalia o diretor do ICSA, Prof. Dr. Jax Nildo, moderador da sessão I. Para ele, a participação da comunidade acadêmica foi fundamental, devido às diferentes interpretações sobre a temática da Amazônia, em particular a região de Carajás.
O artigo “Panorama midiático da região de Carajás”, de autoria da Profª Dr. Elaine Javorski, foi exposto e discutido na sessão I, em Rondon do Pará. A autora considera que este livro “é crucial para entendermos a situação e os desafios na região de Carajás no que se refere à perspectiva da mídia”. Ela ressalta: “Essas pesquisas inovadoras na área da comunicação nos ajudarão a compreender melhor a região e planejar ações futuras de forma mais contextualizada”.
(Kawane Ricarto e Mirella Carvalho)