Devido ao elevado número de denúncias recebidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), referentes à poluição sonora proveniente de carros publicitários, nesta quarta-feira, 16/02, a equipe de fiscalização da SEMMA, em parceria com a Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) realizou ação conjunta com o objetivo de cadastrar e orientar os condutores de carros de propaganda.
De acordo com a coordenadora de fiscalização da SEMMA, Arlete Boaventura, nesse primeiro momento a equipe de fiscais está cadastrando os carros publicitários que transitam na cidade e orientando os condutores com base na Resolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que determina que o nível sonoro dos carros publicitários não ultrapasse os 80 decibéis em área aberta.
“Depois de feito o cadastro e a orientação dos proprietários de carros de propaganda, a equipe de fiscalização vai intensificar aos trabalhos para combater a prática irregular”, destacou a Coordenadora de fiscalização.
Segundo um lojista da Rua do Comércio, muitos carros de propaganda exageram no volume. “O barulho dos carros publicitários incomoda muito. Alguns abusam do volume e muitas vezes a gente nem consegue falar no telefone e nem atender bem o cliente. Acredito que só com constantes fiscalizações é que esse problema será resolvido”, disse o comerciante.
Resolução COMAN:
A Resolução 002/08, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, com base no Código de Posturas do município e no Conselho Nacional de Trânsito, determina que os veículos de propaganda “reduza o volume a zero na distância mínima de 500 metros de escolas, bibliotecas, hospitais, repartições públicas e outras áreas consideradas de silêncio”.
Segundo ainda a resolução, os responsáveis pelos carros publicitários que estiverem em desacordo com as determinações dela devem ser autuados e os veículos apreendidos até sua total regulamentação.
Maiores informações:
SEMMA: Rua Q, 42, Bairro União – Telefone: (94) 3346-1456
Texto e foto: Beatriz Sales
[ad code=2 align=center]
2 comentários em “SEMMA realiza ação conjunta para combater poluição sonora em Parauapebas”
Acho que a POPULACAO, principal agredida pela poluiçao sonora, DEVE educar-se a LIGAR IMEDIATAMENTE AO DISK DENUNCIA quando verificar qualquer ruído incômodo.
Parauapebas é palco de situaçoes ridículas, como por exemplo o “som automotivo” na praça Mahatma Gandhi e outros pontos. Filhinhos de papai extremamente IDIOTAS ficam por ali com som ensurdecedor, obrigando a TODOS a ouvirem suas músicas IMBECIS, como se fossem os “pop stars” do Peba ante as menininhas CABEÇAS DE MERDA que vêem algum atrativo naquela atitude néscia. Deveriam todos ir à escola e aprender a escrever (Fulano “estar” ali …) para valorizar o povo paraense como um todo.
A propósito, é só anotar o modelo/cor do veículo, a placa (se possível) e o local. o Disk Denúncia faz o resto, devendo a POLÍCIA, inclusive, APREENDER o veículo em flagrante.
Vamos extirpar essa praga nefasta de nossa cidade.
Parabens pela iniciativa, Também deveria ser fiscalizado o som em restaurantes e bares, pois o barulho não só vem dos carros propaganda, mas também de carros particulares e as vezes em menos de 100 m. tem 2, 3 ou mais carros particulares competindo com o som mais alto do que o outro.
Existe algúm numero para denunciar este tipo de irregularidades e parar com esta poluição auditiva?.