Conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente é uma tarefa que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) tem se empenhado para atingir, por meio de diversas atividades educativas. Na última quinta-feira, 11, realizou palestras em instituição de ensino privado para alunos de 3ª e 5ª série. Desmatamento, poluição dos rios e poluição sonora foram temas abordados pelos educadores ambientais da Secretaria.
“A escola é o espaço social onde o que se faz, se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Por isso, as atividades de educação ambiental nas instituições de ensino é uma importante ferramenta de conscientização dos alunos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, disse a educadora ambiental Elidiane Pereira.
Para a coordenadora do colégio, Sirlene Ramos, o trabalho de conscientização ambiental nas escolas é uma excelente forma de enriquecimento do conhecimento dos alunos.
“Como os alunos estão preparando uma feira de ciências, a palestra veio agregar mais conhecimento sobre a temática. Conscientizá-los desde cedo, sem dúvidas, garantirá uma geração mais preocupada com a preservação ambiental”, disse a coordenadora.
A aluna Sofia Sampaio, 12 anos, sabiamente deixou sua mensagem: “Devemos preservar a natureza, porque ela é fundamental para a nossa vida. O mal que causamos ao meio ambiente se volta contra nós”.
Durante todo o ano a SEMMA realiza atividades educativas nos bairros e nas escolas, levando a comunidade a refletir e adotar comportamentos mais comprometidos com a qualidade ambiental.
[ad code=4 align=center]
1 comentário em “SEMMA realiza atividades educativas nas escolas”
Mais importante que conscientizar é promover a Educação para a sociedade, pois até quem faz errado ambientalmente tem consciência que é errado: quem joga lixo nas ruas, quem ouvi som alto, quebra lixeiras, desvia o cano da fossa para os mananciais, etc, sabem que está errado e tem consciência disto, logo não dá mais para estarmos apenas conscientizando temos que educar para termos cidadãos com atitude. Não dá para fazermos apenas “momentos” nas escolas, as escolas têm que assumir seu papel de construtora social, cosntrutura de cultura, nortiadora de uma sociedade para rumo a um novo paradigma civilizatório e isto se faz todos os dias e em todos os momentos da vida escola e não apenas em data pré-programada.
Já está na hora das Secretaria de Meio Ambiente e Educação juntarem nessa bandeira e parar de ficar realizando momentos de promoção governista na sociedade.
Marcos Frazão