A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) apresentou o Projeto Vizinho Solidário à comunidade do Bairro Palmares Sul. A proposta foi apresentada no sábado (30), na Escola Paulo Freire e tem como objetivo fortalecer a comunicação na vizinhança, fazendo com que casos suspeitos sejam informados de forma mais rápida aos órgãos de segurança pública.
De acordo com a Semsi a Palmares será a primeira a desenvolver esse tipo de trabalho que servirá de referência para aplicação em outros bairros da cidade. “Acreditamos nesta parceria, contamos com todos vocês”, destacou o secretário da Semsi, Eliésio Miranda.
Para as Polícias Militar e Civil, é muito importante esse contato direto com a população. “Nós ficaremos mais próximos de vocês e todos serão beneficiados”, ressaltou o delegado da Polícia Civil, Heitor Guimarães.
“Ficamos honrados de ter vocês cada dia mais perto”, disse o cabo da Polícia Militar, Antônio Alves da Silva, responsável pela guarnição do Palmares Sul há pelo menos quatro meses.
O presidente da Associação dos Moradores da Agrovila Palmares Sul (Amapalms), Everaldo Fidélis, acompanhou o surgimento do bairro e se sente muito feliz com a iniciativa. “Todos estão de parabéns, nossa comunidade nesse momento será o foco principal. Nós queremos a melhoria da qualidade de vida desta população e pensamos que essa é a melhor forma”, acrescentou.
“Esse sistema funcionará de forma preventiva, podendo evitar roubos em nossa comunidade e até mesmo situações piores”, citou o vereador, Israel Pereira Barros, conhecido popularmente como Miquinha.
O projeto deverá ser implantado até o segundo semestre deste ano. Ainda acontecerão algumas reuniões para traçar as estratégias necessárias para o funcionamento e para que sejam esclarecidas todas as dúvidas dos participantes.
Como funciona
A comunidade vai ser organizar por distrito e os moradores deverão se reunir e eleger um representante que será o facilitador daquela área. Cada casa que aderir ao programa será identificada por um adesivo.
O facilitador passará por um treinamento junto à polícia, ele ficará responsável por receber as denuncias e passar imediatamente para a Polícia Militar ou Civil, que deverão prestar socorro imediato.
O programa tem como proposta aproximar a vizinhança ainda mais e proporcionar mais segurança aos moradores com parcerias entre população, Semsi, Conselho Tutelar, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Polícia Militar e Civil.
Texto: Ascom PMP