A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou no início da tarde desta terça-feira (06), o relatório do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) com parecer favorável ao projeto de lei 179/09, que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Por volta de 11h30, o presidente da comissão, senador Flávio Arns, acatou pedido do senador Flexa Ribeiro e inverteu a pauta. O projeto da UFOPA era apenas o décimo item, mas o parlamentar paraense conseguiu antecipar a votação. Com a presença de quase vinte senadores, o relatório foi brevemente lido e em seguida votado. Na defesa da nova universidade, Flexa Ribeiro destacou que a UFOPA é um antigo sonho da população paraense, sobretudo do Oeste do Estado.
“Esta será a primeira universidade federal com sede em um município do interior da Amazônia. Este é um enorme passo que damos para promover a educação, o conhecimento e a pesquisa com formação de profissionais dentro da nossa própria região”, destacou Flexa Ribeiro.
O senador também destacou que foi autor de um projeto nos mesmos moldes, ainda em 2006. Apesar de aprovado no Senado, a proposta foi rejeitada na Câmara. No ano seguinte, em 2008, o Poder Executivo enviou ao Congresso o atual projeto, criando a UFOPA.
A proposta foi então aprovada com 17 votos favoráveis e nenhum contra. Como foi analisado em caráter terminativo, o PL 179/09 segue para o plenário apenas para aguardar por cinco sessões deliberativas. Caso não seja apresentado recurso, segue para sanção do Presidente da República.
Presente na sessão para acompanhar de perto os trabalhos, o deputado federal e ex-reitor da UFPA (Universidade Federal do Pará), Nilson Pinto (PSDB-PA), comemorou a conquista. “Este é um sonho antigo dos paraenses da região Oeste. Hoje é um dia histórico”, disse. Nilson Pinto foi reitor da UFPA durante a instalação do campi de Santarém, ainda em 1986, com o projeto de interiorização da universidade.
“Agora, 23 anos depois, vemos uma nova universidade nascendo na região. Isso é um fato que deve ser comemorado e parabenizo o empenho do Senador Flexa Ribeiro pela aprovação do projeto”, destacou o deputado.
Fonte: Daniel Nardin – Assessoria Comunicação Sen.Flexa Ribeiro