O programa Espaço Aberto (Globonews), que foi ao ar hoje, debateu a crise ética que, mais uma vez, atinge os políticos e em particular o Senado Federal. Participaram do programa os senadores Sérgio Guerra, presidente do PSDB e Aloizio Mercadante, líder do PT no Senado.
Foi uma aula de democracia mediada pelo jornalista Alexandre Garcia. Os dois senadores colocaram cada um as suas opiniões, conceitos e pensamentos, conflitantes em sua maioria, de uma maneira cristalina e educada. As ofensas que foram ouvidas no plenário do Senado Federal ficaram longe do debate. Uma aula de democracia e civismo como há muito não se via.
Quem dera um dia todos os Estados possam ter representantes no Senado Federal com o calibre desses dois. Assim, poderemos assistir a TV Senado sem ver e ouvir senador tucano, prestes a galgar uma candidatura, falar da vida social e etílica de governantes, esmurrando a tribuna e, no outro dia tentar desmentir alegando que fala isso para ajudar Ana Júlia na condução do governo, pelo bem do Pará.
Ora, nobre senador Mário Couto, na minha modesta opinião, o senhor quer mais é que o Pará se exploda! Que os índices de mortes hospitalares cresçam; que a segurança se torne impossível; que as estradas e pontes se acabem; que nossas crianças não tenham escolas e que os professores, polícias, servidores públicos em geral, entrem em greve até o fim das eleições de 2010. O senhor é favorável apenas ao lema do “quanto pior melhor” ! É assim que vai postular uma candidatura no PSDB à governador?
Tome rumo e vá buscar recursos para o Estado. Use da sua boa oratória ( se é que acha que convence alguém ) para junto ao governo federal trazer para o Pará mais e melhores faculdades, para que nossos filhos não tenham que sair do Estado para se formarem; hospitais e médicos qualificados, para que tantos de nós não tenhamos que buscar ajuda em outros recantos se quisermos nos mantermos vivos.
Use o seu mandato de forma construtiva! Ele nos é muito caro, nobre senador, para o senhor viver usando a tribuna preocupado com as cervejinhas que a governadora vez ou outra toma nos bares da capital.
6 comentários em “Senador Mário Couto”
Nascemos na floresta, eu e você, já que nasci em Macapá, bem pertinho de Belém.Gosto muito das suas posições sobre os desmandos no Pará e no Governo Lula, embora tenha mostrado uma certa complascência em relação à Sarney, o que não dá pra entender muito. Lula e Sarney, Sarney e Lula é uma coisa só.Insista na tese de que pode roubar no Governo Lula, é interessante; que ele não se incomoda, não se incomoda, está provado! E até blinda, esconde, apoia, defende quem está envolvido em sacanagem (não vê o tal do Pagô, do DENIT?…Assim é na Funasa, na Eletronorte e o diabo ma quatro. Recentemente, premiou com seis seis canais de rádio, no Pará, sua terra, um membro dos membros da tropa de choque do Sarney, o mais que amaldiçoado Senador Gilva Borges (PMDB/AP); em Macapá ele tem mais de quinze emissoras, entre rádio e televisão e, dizem, o barato dele é passar adiante os canais que ganha fora do Amapá por uma grana preta; investigue, ponha a boca no trombone.Parabéns, mano velho, pela coragem que mete orgulho no povo paraense, o que falta aos reepresentantes do Amapá, coliados com a bandalheira vigente.João Silva.
É uma pena Zezé Dudu que em plena Democracia em que vivemos o Sr. ainda não entendeu que as críticas que o Senador Mário Couto faz no Senado visam a melhoria de um Estado mal governado pela então Governadora Ana Júlia. Venho aqui manifestar meu apoio a este Senador que tem falado na Tribuna do Senado vencendo todos os preconceitos regionais, se orgulhando de pertencer a este Estado e a esta terra, mostrando ao Brasil que aqui tem gente que se orgulha de ser paraense, o que ANTES NENHUM POLÍTICO FEZ. O nosso Estado precisa é gente como ele, corajoso, austero, preciso, que não tenha vergonha de ser GENTE COMO NOSSA GENTE.
com relacao as cervejas de nossa governadora,é preciso distinguir as pessoas das instituicoes. o que interessa para o povo do pará é quem conheca os seus problemas e aponte solucoes. um Estado tao rico e tao pobre ao mesmo tempo, palco de lutas sociais importantes que precisam ter um rumo, com importancia maior no contexto econômico nacional,necessita de representantes com foco nas coisas de interesse da nossa populacão.representante do povo nao deve preocupar-se com passatempo de seus oponentes. ou continuaremos como exportadores de matéria prima, sem indústria, com escolas ruins, com saúde precária, com idh baixo….
em tempo: precisamos de muito mais gente honesta em nossa política.
assisti tambem ao debate entre os dois senadores.muito bom. num momento de manifesta pobreza do senado, com exposicao de suas vísceras podres( sarney e o fisiologismo doentio do pmdb bem como de todos os membros da casa, governistas ou nao, coniventes com a decadencia moral daquela instituicao), esses dois senadores nos dao a esperanca de quem nem tudo está perdido. que entre os senadores da república existe gente responsável e preocupada com os rumos da nossa amada pátria. Mais ainda, que é possivel ser político e ético e que o debate, por mais caloroso que seja, pode ser conduzido num clima de serenidade e lucidez, preservando o objetivo maior que é o interesse público.
as mudancas numa democracia ocorrem de maneira lenta. é preciso ter paciência. com os anos, as imoralidades protagonizadas por eminentes políticos deixarao de ser objeto de espanto somente, e passarao a ser inaceitáveis por uma populacao nacional que haverá de se manifestar energicamente contra os maus representantes do povo.
já estivemos melhores. na época do ex-presidente collor a intolerância contra a corrupcão levou o povo as ruas, com manifestacões dignas das mais brilhantes democracias.
E precisamos resgatar esse espírito cívico de que a pátria é nossa e que devemos zelar pelas instituicoes do pais.Os senadores aloizio mercadante e sergio guerra são a prova de que o debate é possível e de que homens probos tambèm ocupam cargos públicos.Oxalá que o nosso povo desperte para o bem, que os homens bons saiam á rua, para que os maus nao prevalecam tao livremente como acontece hoje.
É uma pena ze dudu que os nossos políticos não se interessam por nós e por sí só…mas o povo não é mais idiota viu ? ja sabemos o que queremos…Em uma recente pesquisa em um site de entretenimento de nossa cidade as pessoas podiam votar em quem escolheriam para deputado tinha as opções: MILTON ZIMER,EUSÉBIO,ROQUE DA DM,ZÉ RINALDO,RAIMUNDO CABELUDO E MC LOBATO:O mais interessante é que quem venceu a pesquisa foi o mc lobato da radio arara azul e importante frisar que ele não é político e nem candidato,isso mostra a falta de confiança em nossos políticos de nossa cidade….mas vamos mudar isso