Brasília – Eleito nesta terça-feira (1º) vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o senador Zequinha Marinho (PSC-PA) cumprirá mandato para o biênio 2021-2022 de uma das mais importantes bancadas do Congresso Nacional.
A eleição dos novos membros da diretoria ocorreu nesta terça em Brasília e a cerimônia de transmissão de cargo deverá acontecer em fevereiro de 2021. Como representante do Senado na atual diretoria da FPA, o senador Zequinha será o responsável em articular, naquela Casa de Leis, as proposições relevantes para o fortalecimento da atividade agropecuária nacional.
Com o objetivo de estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional, a FPA tem entre suas prioridades a modernização da legislação trabalhista, fundiária e tributária, além da regulamentação de terras, a fim de garantir a segurança jurídica necessária à competitividade do setor.
De composição pluripartidária e reunindo 284 parlamentares (39 senadores e 245 deputados), a bancada é considerada a mais influente nas discussões e articulações de políticas públicas no âmbito do Poder Legislativo no Congresso Nacional.
“Para superar os efeitos nocivos da pandemia, será necessário focar no fortalecimento da economia brasileira. Precisamos dar conta destes mais de 13,8 milhões de brasileiros que estão desempregados por conta do desaquecimento da economia e a agropecuária tem acenado como o segmento econômico com maior potencial”, comentou o senador Zequinha que reforça a “sólida tendência de crescimento do agronegócio, gerando mais emprego e renda aos brasileiros”, declarou.
Ao destacar sua atuação junto à diretoria da FPA, o senador lembrou de seu compromisso em destravar a economia para que assim possa atender as carências do lado social, garantindo melhores condições de vida aos brasileiros. “O desemprego é um dos maiores flagelos dessa pandemia que assolou o mundo todo e para essa fase de pós-pandemia, será fundamental que incentivemos as potencialidades econômicas do país para atrair a geração de novos negócios”, avaliou o senador.
Para a presidência da FPA, foi escolhido o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), atual vice-presidente da Frente. Para ele, o agro brasileiro tem dois principais desafios para os próximos anos que são “estabelecer, cada vez mais, segurança jurídica para produzirmos e estabelecer a real imagem do agro brasileiro perante o Brasil e os demais países do mundo”, declarou o deputado.
Sérgio Souza entende que há uma visão distorcida do setor agropecuário brasileiro e que “é necessário que a população saiba a importância do agro do Brasil, não só para o país, mas também para o planeta”, ao ocupar hoje a posição de um dos maiores produtores de alimentos do mundo.
Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília