O estado do Pará foi contemplado com o ingresso de mais um membro na sua profícua Galeria de Imortais. Tomou posse, na no último dia 15, o mais novo membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci), o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).Ele fará parte do Colegiado de Ciências da Educação e ocupará a cadeira de nº 61, que tem como patrono o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em um acidente de avião, em 13 de agosto de 2014, em plena campanha eleitoral à Presidência da República.
A indicação do senador para a Abrasci se deu por sua atuação no Congresso Nacional e pela trajetória de quase três décadas dedicadas à política. “Fazer parte dessa entidade centenária, que tem por missão valorizar, promover e divulgar os valores morais e intelectuais das pessoas que colaboram com o progresso do Brasil, muito me envaidece e aumenta meu compromisso em continuar cooperando com os avanços da nossa sociedade”, disse o senador na cerimônia de posse.
Fundada em 1910, a Abrasci é uma entidade cultural, instituída para resgatar a memória histórica e preservar as tradições culturais brasileiras. Ao longo desses anos, destacam-se entre seus membros: Affonso Arinos, Vieira Souto e Luís da Câmara Cascudo.
São 150 titulares que ocupam as cadeiras distribuídas em vários colegiados. Por sua formação como pedagogo e em razão da contribuição para as políticas direcionadas à educação, o senador Zequinha ocupará a cadeira destinada ao Colegiado de Ciências da Educação.
“Há quase três décadas tenho me dedicado à política, representando e defendendo os interesses dos paraenses. Agora, soma-se a essa história meu compromisso em contribuir para que a nossa Abrasci continue seus trabalhos pela preservação das tradições culturais e por manter vivo o sentimento cívico da nacionalidade brasileira”, expôs o senador.
Conduzida e fundada em pilares de cidadania e civismo, a Abrasci vem ganhando prestígio e respaldo social, estabelecendo parcerias com instituições no Brasil e no exterior, destacando o Instituo Histórico e Geográfico de São Paulo, Clube dos Pioneiros de Brasília, Memorial Juscelino Kibitschek de Oliveira, “Grande Oriente de São Paulo”, Fundação Cafú e Sesi-São Paulo.
Zequinha fará companhia, nas sessões da Abrasci, a outras personalidades nacionais, como o ex-deputado federal, cantor e compositor Sérgio Reis.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.