Márcio Zimmermann (foto) é um político brasileiro e atualmente Ministro das Minas e Energia, em substituição a Edison Lobão que deixou o cargo em 31 de março de 2010 para disputar as eleições de outubro. Zimmermann já havia ocupado o cargo interinamente no governo de Luís Inácio Lula da Silva, após a saída de Silas Rondeau. Catarinense, é funcionário de carreira da ELETROSUL e desde 2005 ocupou a Secretaria de planejamento e Desenvolvimento Energético do MME.
O ministro estará fazendo hoje (07), em Curionópolis, a entrega da licença de concessão de lavra que permitirá a retomada do garimpo na mina de Serra Pelada, que nos anos 80 atraiu milhares de garimpeiros em uma "corrida ao ouro´´na região de Curionópolis.
Agora, a extração de minérios será mecanizada, e a expectativa é retirar cerca de quatro milhões de toneladas de ouro, platina e paládio- nos próximos oito anos. A permissão para a exploração será dada para a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, uma associação entre a empresa canadense Colossus, que tem 75% da sociedade, e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), com 45 mil garimpeiros associados, que terá 25%.
O garimpo será feito em uma mina subterrânea, que terá uma rampa de acesso de 1,6 mil metros de comprimento para permitir a entrada de equipamentos pesados como caminhões e brocas.Segundo o vice-presidente da Colossus, Heleno Costa, a segurança será prioridade no empreendimento.
Costa destaca que a reativação da mina vai gerar 2 mil empregos diretos e indiretos na fase de implantação. "É uma mina pequena em termos de comparação com padrões mundiais, mas é sempre bom para o País e para a região que terá novas oportunidades de emprego, de renda e, principalmente, para os garimpeiros, que esperam por isso há 23 anos´´, avalia.Ele lembra que as ações de mitigação propostas pelos licenciamentos ambientais também vão beneficiar a região.
A mina de Serra Pelada foi desativada oficialmente em 1992, através de decreto do ex-presidente Fernando Collor de Melo, todavia, milhares de garimpeiros permaneceram em Serra Pelada certos de que a mina seria um dia reaberta, fato que deverá acontecer agora, 18 anos depois, com a entrega da licença.
[ad code=1 align=center]