Serra Pelada aguarda nova era do ouro

Continua depois da publicidade

O garimpo de Serra Pelada, localizado em Curionópolis, será aberto à lavra mecanizada de ouro depois que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) analisar o relatório final de pesquisa apresentado ontem ao órgão em Belém pela mineradora canadense Colossus, com quem a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) firmou parceria para exploração dentro de uma área de 100 hectares, principalmente na cava de 500 metros de diâmetro e 300 metros de profundidade.

Dentro desse colossal buraco os garimpeiros acreditam existir pelo menos 100 toneladas de ouro. O resultado da análise será divulgado no final deste mês.

Os documentos que a Colossus e a Coomigasp entregaram foram considerados positivos pelo diretor regional do DNPM, Every Tomaz de Aquino. Ele explicou que antes de obter o alvará de exploração mineral ainda será necessário a Coomigasp “apresentar o Plano de Aproveitamento Econômico (PAE), detalhando entre outras exigências se a mina será subterrânea ou a céu aberto, além do estudo e relatório de impacto ambiental da área, o conhecido Eia-Rima, à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para obtenção da licença”.

Segundo o delegado da Coomigasp, Victor Alvarado, a licença de exploração mineral representa o coroamento de uma luta de 17 anos em favor de 35 mil garimpeiros que serão beneficiados com a extração de ouro.

Fonte: Diário do Pará

8 comentários em “Serra Pelada aguarda nova era do ouro

  1. Nome (obrigatório) Responder

    sou sitonio dos santos trabalheiem serra pelada gostaria dee saber se os garimpeiros de carteira amarela vao ter algum direito aa aposentadoria no futuro me responda por favor /

  2. genival lima Responder

    por favor me responda a minha pergunta eu genival lima trabalhei no serra pelada no ano 82 e tirei a carteira amarela e fui roubado e perdi todos os meus documentos,e eu estou confuso e gostaria muito que alguem me desse uma resposta, fico muito grato. moro em manaus AM e aqui não tem nem um escritorio da coomigasp. por favor me responda meu fone: 92- 3639-6620

  3. celia sousa Responder

    procuro uma familia q saiu do estado do ceara pra ir enbusca de ouro nos garimpos e nunca deu noticias.os irmaõs sebastiaõ, edite .maria jose, hilda toinha; e irani procura pelo irmaõ joseq saiu da cidade de campos sales ceara nos anos 80 a te hoje nunca deu noticias comtato( 88))35331188

  4. Natanael F. Silveira Responder

    Caro(s) senhore(s).

    Uma tão esperada e sonhada conquista, é muito bom saber que para um povo que sobreviveu a quase duas décadas na mais absoluta precariedade, agora está prestes a sair do “buraco”. Porém, é válido ressaltar que é lamentável e ridícula, a negociação de direitos percentuais entre garimpeiros e mineradora.

    Ouro a preço de banana!

    Natanael Silveira
    Marabá-PA

  5. luis gonzaga pereira Responder

    amigos da diretoria da comigaspe, estou emviando a minha palavra. olha senhores, trabalhei na serra em 1982,olha eu falo pela classe dos garinpeiros,ja estamos velhos e cançados,a nossa pergunta é, ate quando devemos esperar? que tantas borocraçia é esta?

Deixe seu comentário

Posts relacionados