O Governo do Estado, por meio dos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, Superintendência do Sistema Penitenciário, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do Estado do Pará) realiza, a partir da próxima segunda-feira (18), uma ação de atendimento biopsicossocial itinerante, na região sudeste do Estado, destinada aos servidores da área de Segurança Pública que atuam nos municípios de Redenção, Conceição do Araguaia, Xinguara, Santana do Araguaia, Pau D’arco, Santa Maria das Barreiras e Rio Maria.
É a primeira ação do Programa Saúde do Servidor (Prosauserv), criado por meio da resolução número 194/12, do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), publicada no Diário Oficial do Estado no dia 24 de maio deste ano. Durante a ação itinerante, equipes de profissionais de saúde, (médicos, odontólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos), da área de Segurança Pública e Defesa Social, do Governo do Estado, atenderão os servidores que atuam naquela região, nas instalações da sede da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizada na rua Mato Grosso, 137, Alto Paraná, em Redenção.
O atendimento terá início na segunda-feira (18), a partir das 14h, e se estenderá até a sexta-feira (22), sempre em dois períodos: das 8h às 12h e de 14h às 18h. Além das consultas médicas, odontológicas, nutricionais e do atendimento psicossocial, também serão feitos exames de glicemia, distribuição de material informativo, palestras e exibição de vídeos sobre prevenção à saúde. O grupo de técnicos e servidores que prestará o atendimento no município também vai realizar um trabalho de levantamento de dados e diagnósticos, por meio do preenchimento de formulários e questionários que serão aplicados no local aos servidores lotados naquela região do interior do Estado.
O Prosauserv visa estabelecer uma série de ações de saúde biopsicossocial, na esfera do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), como o incentivo ao atendimento odontológico de prevenção, realização de exames médicos periódicos anuais, o mapeamento da qualidade de vida (social, profissional, afetiva e saúde) e das condições de trabalho dos profissionais dos órgãos que compõem o Sieds, o levantamento de dados sobre queixas, lesões agudas e sequelas que possam estar relacionadas à atividade profissional, entre outras linhas de ação. No mês de setembro, o atendimento itinerante segue com todos os serviços e ações do programa para os municípios de Altamira e Itaituba. Tucuruí e Marabá receberão a ação em novembro.
Fonte: Polícia Civil do Pará