A Sessão Solene, que deu início ao segundo período da sétima legislatura municipal de Parauapebas, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 05/08. O presidente da Câmara, Josineto Feitosa (PSDC), abriu a cerimônia convidando as autoridades presentes a comporem a tribuna de honra da Casa. Além dos vereadores estiveram presentes os secretários do governo, Heleno Costa e Peterson Leal; o presidente da OAB Parauapebas, Jakson Silva; o representante da empresa Vale, Janderson Rodrigues; a imprensa local e a comunidade.
Em seguida o vereador Devanir Martins (PP) deu início aos discursos dos parlamentares na tribuna. Ele falou que neste segundo semestre vai buscar fazer com mais dedicação e planejamento aquilo que não pode fazer no primeiro, atendendo a comunidade com mais objetivo. Já o parlamentar Israel Barros, Miquinha (PT), disse que tem como objetivo fazer o melhor para o município e para a região.
Ao fazer uso da tribuna, Bruno Soares (PP) comentou que tem honra em representar o município como vereador, pois tem amor por Parauapebas como um filho tem pelo pai. Além disso, falou que quer está sempre do lado do povo, principalmente dos mais desfavorecidos e desejou que “o segundo semestre seja infinitamente superior ao primeiro”.
Euzébio Rodrigues (PT) ressaltou que o segundo semestre vai ser de muito trabalho, pois os parlamentares irão debate projetos importantes como o trânsito de Parauapebas, a criação da secretária de segurança publica, além de votares o Plano Plurianual de Aplicação (PPA) para o período de 2014-2017, a Lei Orçamentária e outros projetos que aparecerão. Já o vereador Ivanaldo Braz (PDT) disse que ele volta ao trabalho com vontade de que as coisas andem e andem muito melhor. “Essa Casa de Lei tem feito muito para que as coisas deem certo. A harmonia desse parlamento junto ao executivo vai fazer o município alavancar”, explicou o vereador.
Em seguida Pavão (PTB) comentou que de volta ao trabalho vai buscar benfeitorias para mudar a cara de Parauapebas, para que ela seja “conhecida como uma cidade de verdadeiro desenvolvimento”. O parlamentar Maridé (PSC) afirmou que já estava sentido falta de estar na plenária e se colocou a disposição de todos para trabalhar em favor da sociedade.
“O poder legislativo tem a missão principal de preparar a passe legal e institucional do município, com passe nisso que nesse semestre possamos aprimorar e efetivar ainda mais nossa função para atende os preceitos legais da Constituição Federal e da Lei Orgânica municipal”, disse a vereadora Eleine (PT) ao usar a tribuna. O vice-presidente da Câmara, José Arenes (PT), continuou os discursos dizendo que “Agora que estamos começando um novo circulo, que chamamos de segundo semestre, é hora de nós reavivarmos, tirarmos lições, voltar a trás ou dar um passo a frente”.
Ele ainda pediu para que a máquina pública comece a funcionar a todo vapor para que o dinheiro gire na cidade, pois muitos empresários estão à beira da falecia.
Ao se pronunciar Odilon Rocha (PMDB) assim falou “Essa Casa tem cumprindo seu papel, mas eu sei também que esta Casa não tem pode de fazer tudo, mas tem um poder muito grande que é de abrir a porta da solução para que as reivindicações da população possa chegar em forma de benefício e de um cumprimento de dever, pois quem trabalha publicamente não faz favor, mas cumpri obrigação”. Para finalizar os pronunciamentos na tribuna, Josineto Feitosa, proferiu que esse período de trinta dias sem atividades no parlamento aproveitou para refletir e buscar entende muitas coisas que aconteceram durante os seis primeiros meses, pois esses foram os meses mais difíceis da sua vida. O vereador ainda falou que esse período foi de muito aprendizado com erros e acertos, desejando que o segundo semestre seja só de acertos.
Texto: Renê Silva – Ascom/CMP