Setembro Amarelo: Escola Serafim Fernandes conclama a comunidade para Caminhada pela Vida 

O tema do projeto especial é "Sua Vida Vale Ouro" e visa conscientizar sobre a prevenção ao suicídio

Continua depois da publicidade

“Sua Vida Vale Ouro”. Este é o tema do projeto especial de valorização da vida lançado pela Escola de Tempo Integral Serafim Fernandes, localizada no Bairro Maranhão, em Parauapebas. É em referência ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O objetivo é promover e oferecer suporte emocional e psicológico aos alunos e à comunidade escolar.

A importância de abordar o tema da valorização da vida e da prevenção ao suicídio na comunidade escolar é imensa. Por isso, o ambiente educacional, onde os jovens passam grande parte do seu tempo, torna-se um espaço seguro e de apoio para o bem-estar mental e emocional dos estudantes.

Ouvida pelo Blog do Zé Dudu, a diretora da escola, Cleidineia Pedrosa, convidou a comunidade de Parauapebas para a Caminhada pela Vida, nesta quinta-feira (12), cuja concentração será na escola, de onde sairá às 7h30, seguindo até a Praça dos Metais.

Para a diretora, a iniciativa “é um ato de solidariedade, de gentileza, em apoio a essas pessoas que sofrem tanto”: “E aí, diante desse sofrimento, nos também temos de gerar empatia. Então, o Setembro Amarelo, aqui para a nossa escola, nesse projeto, é falar. Porque falar é o caminho da solução A melhor solução é falar sobre isso. Por isso nós estamos nesse projeto lindíssimo e nós convidamos toda a comunidade a participar”.

Na avaliação da professora Melina Sabiany de Souza Paula, de Educação Física, a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio é de suma importância na comunidade escolar: “É muito significativa por várias razões. Primeiro, é a prevenção e educação. Ajudar alunos, professores, funcionários sobre a saúde mental. E, fazendo isso, a gente criou uma rede de apoio, com empatia, estimulando o suporte dos membros da comunidade escolar”.

“A gente constrói essa rede de apoio e contribui também para reduzir estigma associado à saúde mental, incentivando os alunos sempre a buscarem ajuda, sem medo de julgamento, promovendo diálogo, capacitando. Com os alunos, os professores, os profissionais da escola e, quando a gente implementa esse tipo de discussão e essas atividades na escola, a gente desempenha um papel crucial na promoção da saúde mental e na prevenção do suicídio. Então faremos aí amanhã a partir das sete horas a nossa concentração sairemos a sete e meia uma Caminhada pela vida”, salientou.

Melina Paula ressalta ainda que esse trabalho está sendo desenvolvido ao longo deste mês de setembro, com todas as turmas. “A gente está trabalhando todas as emoções. E envolve toda a comunidade escolar, professores, a direção, a moça da secretaria, a da limpeza e a gente move toda a comunidade, quando a gente abre esse leque e convida a comunidade a participar dessa caminhada com a gente em prol da vida”, conclama a professora.

SERVIÇO

Caminhada pela Vida

Data: 12 de setembro de 2024 (quinta-feira)

Concentração: Escola Serafim Fernandes

Horário da concentração: 7h

Saída: 7h30

Destino: Praça dos Metais.

(Eleuterio Gomes, de Marabá)

Deixe seu comentário

Posts relacionados