Ao longo das próximas semanas, estudantes das escolas da rede pública de Canaã dos Carajás terão a oportunidade de receber, através do projeto “Educação no Trânsito”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Canaã dos Carajás (Settran), orientações sobre direitos e deveres dos cidadãos, além formar condutores mais conscientes para o futuro. “Nós queremos levar o nosso novo método de trabalho às crianças do nosso município. Entendemos que a melhor forma de educar é dar a devida orientação aos nossos futuros condutores. Acreditamos que a médio prazo nós podemos mudar a história do trânsito em Canaã”, destacou Uescley de Amorim, da Settran.
As orientações são ministradas pelos próprios agentes de trânsito que deixam o trabalho de campo para retornar à sala de aula. Dessa vez, como instrutores. Vitor de Souza Santos foi escolhido como o agente mirim da Escola Maria de Lourdes. O estudante de 8 anos de idade que já circulou entre os colegas com toda pompa digna de um fiscal de trânsito, com direito a uniforme e acessórios, deve auxiliar os agentes na orientação aos colegas no cotidiano. “É louvável a iniciativa e importante essa interação com os estudantes”, concluiu o secretário.
Além das escolas, o projeto “Educação no Trânsito” deve se estender para associações e instituições privadas. A expectativa é conscientizar o condutor local sobre as novas atribuições do órgão após a assinatura do convênio de reciprocidade com o Detran.