Na legislatura que se encerra no dia 31 de dezembro deste ano, dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Jacundá, cinco são mulheres. Ou seja, atualmente elas representam 38,5% do Legislativo jacundaense. No entanto, no próximo quadriênio esse percentual será de 7,7%, já que a única representante feminina será a vereadora reeleita Raylane dos Santos Soares (PSD), a Raylane Pequena, como é conhecida na cidade.
Em 2016, foram eleitas cinco mulheres: Eliane Pinheiro, Marta Costa, Mariza Alves, Neusilene de Souza e Raylane Pequena. Este ano, três delas concorreram à reeleição: Raylane, Neusa e Marta. Mariza foi candidata a vice-prefeita na chapa do prefeito e candidato derrotado Ismael Barbosa; e Eliane teve o projeto barrado após apresentar problema na prestação de contas das eleições de 2018.
Raylane é casada, tem 32 anos de idade e é evangélica da Igreja Adventista. Em 2016 concorreu pela primeira vez ao cargo de vereadora, após ter sido eleita conselheira tutelar. Ouvida pela Reportagem sobre a diminuição drástica da representatividade feminina na Câmara Municipal de Jacundá, ela lamentou o fato: “Nessa eleição tínhamos muitos nomes que mereciam ser eleitas ou reeleitas, mas isso não foi possível, o que aumenta meu compromisso com a classe das mulheres de toda a Jacundá”.
Em relação à sua vitória com uma votação expressiva, ela explica que durante essa campanha apresentou propostas, debateu com a sociedade “na busca de um mandato movido por dedicação, ética e transparência”.
“Acredito em um Poder Legislativo mais íntegro e decisivo para liderar a transformação da nossa Jacundá e continuarei vigiando e lutando pela nossa cidade e pela melhoria da qualidade de vida da nossa população. Levo comigo todos os sorrisos, abraços e o apoio que recebi durante essa jornada. Tenho compromisso em honrar cada voto dos meus eleitores e amigos,” concluiu a vereadora reeleita.
Veja quem são os demais vereadores eleitos e reeleitos da Câmara Municipal de Jacundá
Rafael Garrancho (Pode) – 1.307 votos
Daniel dos Estudantes (Pode) – 1.175 votos
Clayton Guimarães (Pode) – 858 votos
Raylane Pequena (PSD) – 733 votos
Fogoió (Patriota) – 704 votos
Nego Lima Mulato (PSD) – 651 votos
Tcharllys Borges (PL) – 623 votos
Luiz da Colônia (Pode) – 583 votos
Neguinho Mulato (Pros) – 528 votos
Enfermeiro Ailton (PDT) – 504 votos
Anilton do Barracão (Pros) – 496 votos
Tim do Bar (Republicanos) – 453 votos
Wilson Rosa (PSL) – 384 votos
(Antonio Barroso)