Agência Pará de Notícias
O governador Simão Jatene e o vice, Helenilson Pontes, receberam, na noite desta terça-feira, 18, parlamentares e políticos paraenses em um jantar de confraternização, no restaurante do Parque da Residência, em Belém. Durante o encontro, o governador – que, descontraidamente, chegou a arriscar uma música ao violão – agradeceu o empenho de todos na busca por um Estado melhor neste ano, e, de modo especial, destacou a presença da bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), que ali compareceu em grande número. Para Jatene, essa é a prova cabal de que temos um “parlamento maduro” e “comprometido com os interesses do Pará”.
Para o deputado Aírton Faleiro, do PT, o momento era de confraternização entre os poderes executivo e legislativo. “Todos trabalhamos muito duro durante o ano inteiro e precisamos dessa pausa para compartilhar as alegrias e refletir sobre os avanços que ainda precisamos fazer no Estado. Não podemos primar pelas disputas político-partidárias, mas sim pelo Pará, que está acima de todos nós”, afirmou.
O líder do PSDB na Casa, deputado Márcio Miranda, também comemorou a ocasião, classificando-a como um momento em que é possível enxergar o respeito de um parlamentar para com o outro. “Para nós, este é um dia de muita felicidade, pois estamos sempre dentro de embates de diversas forças na Alepa, em função de termos ideologias diferentes e pertencemos a grupos diferentes. Contudo, situações como essa nos fazem ver que as divergências existem, mas que elas não são maiores do que o interesse pelo desenvolvimento do Pará”, assegurou.
Já o governador Simão Jatene destacou a importância de se exercitar a “boa política” e a necessidade de se construir uma unidade, não em torno de um governo específico, mas sim acerca de “questões de Estado”. “Estou extremamente grato pelo comportamento que a Alepa teve com os projetos de Estado por nós encaminhado para a Casa. Os senhores deram uma enorme prova de compromisso com o nosso Pará. Poucas vezes me senti tão certo de que, independentemente de quem esteja na condição de governador, é possível construir um Estado melhor se tivermos na Alepa parlamentares que, além de admitir as diferenças, compreendam que elas são o motor da história”, ressaltou, antes de entoar, ao violão, a canção “Romaria”, de Renato Teixeira, imortalizada na voz de Elis Regina.