A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a partir de quinta-feira (6) a ativação do sinal do 5G puro em mais cinco capitais do país, todas na região Norte.
São elas: Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); e Belém (PA). Com o sinal verde da agência, caberá às operadoras Claro, TIM e Vivo oferecer o serviço aos seus clientes.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (4) em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).
Com a decisão, todas as capitais do país, a partir de quinta-feira, passam a contar com a tecnologia, que teve suas frequências leiloadas em novembro do ano passado.
Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá gradualmente, até o prazo máximo de 2029. O Gaispi, contudo, estuda a possibilidade de antecipar a chegada do serviço para parte das cidades.
A ideia é aproveitar o calendário de cobertura dos municípios com mais de 500 mil habitantes e atender também as cidades do entorno. O tema deve ser discutido na próxima semana, segundo o conselheiro da Anatel Moisés Moreira.
Para as cidades com mais de 500 mil habitantes, segundo o edital do leilão, o sinal do 5G puro poderá ser ativado entre 1º de janeiro 2023 até 31 de julho de 2025.
Fonte: G1