Os classificados para as 85 vagas do concurso realizado em 2016 pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), autarquia municipal, estão ansiosos pela convocação. O resultado do concurso foi homologado em agosto do ano passado, porém, em função do período eleitoral, a convocação não foi realizada e a expectativa dos classificados era de que o órgão começasse a fazer esse processo agora, no início do ano, o que ainda não ocorreu.
Com o intuito de contribuir com a celeridade da convocação dos classificados, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parauapebas (Sinseppar) realizou nesta quinta-feira (12), no período da tarde, reunião com a gestora do Saaep, e à noite com um bom número de classificados, onde foi repassada a situação atual.
“Nossa reunião com o Saaep foi para saber como está o processo de chamamento do pessoal, que ainda não começou. A gente foi justamente cobrar essa convocação, pois a autarquia dispõe de apenas seis servidores efetivos em seu quadro, número insuficiente para atender a demanda do órgão. A gente entende que a contratação de temporários é necessária, mas junto com essa contratação emergencial deve-se ter também o chamamento dos aprovados no concurso para que efetivamente o governo demonstre que está usando de boa fé”, informou o presidente do Sinseppar, Carlos Alessander.
O Blog entrou em contato com a gestora da autarquia. Ela nos informou que “o SAAEP não possui sistemas informatizados das rotinas pertinentes aos seus cargos. Tudo é feito de forma bem rudimentar (de pessoa que passa pra outra as rotinas de suas funções). Não podemos parar as operações, nem mesmo diante da convocação dos classificados. Entre a convocação e a apresentação do candidato para ocupar o cargo existe um prazo, alguns candidatos podem se apresentar imediatamente, porém, não é garantia alguma para o sistema não parar”, informou Claudenir Rocha.
O número de vagas ofertadas no concurso foi bem menor do que a real necessidade do Saaep. Isto porque a Lei que estabelece o total de cargos da autarquia é obsoleta e para que esse número de vagas em concurso seja ampliado será necessária nova legislação. “Na primeira edição do edital ofereceram duas vagas para o meu cargo, engenheiro ambiental, depois, fizeram uma retificação e ficou apenas uma vaga. Eu passei em segundo lugar, mas estou na expectativa de ser convocado”, disse Sherlesson Roberto da Costa Gomes.
Durante a reunião foi criada uma comissão de candidatos composta por quatro integrantes. Eles deverão acompanhar a equipe do Sinseppar nas conversas com o Saaep e nas demais ações que serão desenvolvidas até que ocorra a convocação.
“Estamos aguardando que a autarquia divulgue o cronograma de chamamento para verificarmos se ele é viável ou não, se chamará todos ou então se apresentará uma proposição para que os interessados possam tomar conhecimento e escolher quais os caminhos a serem tomados”, antecipou o presidente do Sinseppar.
1 comentário em “Sinseppar cobra convocação dos classificados no concurso do SAAEP 2016”
Ate o momento nada de cronograma, nada de chamada, nada de nada. Só estamos vendo os dias se passarem.
chamar os aprovados no concurso da a entender que não esta nos planos da gestora.