Brasília – Continuam fora do ar nesta segunda-feira (21), desde sábado (19), os sites de comércio eletrônico das Lojas Americanas e do Submarino. Usuários relatam que tentam acessar as lojas virtuais pelo computador ou em celulares Android e iPhone (iOS) e se deparam com uma mensagem que informa a suspensão proativa dos servidores dos e-commerces por questões de segurança. A instabilidade dos serviços do grupo Americanas S.A (antiga BW2) teve início no último sábado (19), que inicialmente exibiam uma mensagem de indisponibilidade. Ainda não foi divulgada oficialmente a causa do problema, mas as suspeitas são que os sites sofreram um ataque hacker e os prejuízos são milionários.
A assessoria da Americanas afirmou que “atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”. A empresa disse ainda que “trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos”, mas não deu uma previsão para o retorno dos serviços.
No fechamento do pregão da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) desta segunda-feira (21), as ações da empresa amargavam 4% de desvalorização. O prejuízo é calculado em dezenas de milhões em duas vias: a perda de valor dos papéis e vendas no site.
Segundo o Google Trends, ferramenta do Google que monitora buscas na Internet, o termo “site da Americanas fora do ar” está em alta nos últimos dias, e começou a surgir no último sábado (19). Pesquisas relacionadas como “o que aconteceu com o site da Americanas?” e “o site da Americanas está com problemas?”, também aparecem no gráfico.
O Downdetector, site que monitora falhas e problemas de serviços em tempo real, também registra notificações relacionadas com as lojas Americanas e Submarino. Nos comentários, algumas pessoas especulam que as lojas foram invadidas por hackers.
No Twitter, diversos usuários relatam que não conseguem acessar os sites das lojas para consultar compras realizadas ou pesquisar produtos disponíveis. Ao visitar a página dos e-commerces, os consumidores se deparam com uma mensagem que comunica a suspensão proativa dos servidores por “questões de segurança”.
O que dizem as empresas
O primeiro comunicado da empresa em relação ao problema aconteceu no próprio sábado (19). Em nota oficial para investidores, a empresa explicou que suspendeu parte dos seus servidores assim que identificou o “risco de acesso não autorizado”.
A instabilidade dos sites, no entanto, persistiu, e no dia seguinte a companhia soltou um novo comunicado oficial, no qual explicou que “voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada do domingo (20) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado”.
A Americanas afirmou que está trabalhando ativamente para que o site volte à normalidade. A empresa não informou, no entanto, se há previsão para o restabelecimento da loja virtual.
Procurado, o site submarino.com.br não respondeu o pedido de informações solicitado na manhã desta segunda-feira (21).
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
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