Por Paulo Costa – de Marabá
Cerca de 60% das reclamações que chegam nos últimos três meses ao Procon de Marabá são direcionadas à Celpa, segundo informou nesta quarta-feira, 20, o coordenador do Procon José Ubiratan Sompré durante sessão polêmica na Câmara Municipal para discutir com diretores da empresa os problemas que afligem os marabaenses nesta área.
O vereador Guido Mutran (PMDB) denunciou, entre outras coisas, que o consumo de energia em 90% de todas as unidades consumidoras de Marabá, nos três últimos meses, ocorre por estimativas baseadas nos 12 últimos meses, causando transtornos financeiros à população. Criticou também o sistema de leitura dos padrões nos postes, o mau atendimento no posto da Celpa localizado da Folha 33 quando o consumidor vai realizar reclamação de faturas exorbitantes, por exemplo.
As concessionárias, explica Guido, só podem faturar pela média se o consumidor se negar a visita dos aferidores. “Quero saber qual o impedimento que a empresa teve para tomar essa decisão?”, questionou.
Diante de várias reclamações de todos os cantos da cidade contra a Celpa, Guido Mutran sugere que as comunidades afetadas ingressem na Justiça com ações populares contra as agências reguladoras (Aneel) e Arcon, que não estariam fiscalizando a Celpa como deveriam.
Vários vereadores apresentaram queixas de bairros inteiros que estão sofrendo com queda de energia em Marabá, falta de postes, transformadores com defeitos. É o caso das Folhas 6, 28, 13, Km 7, entre outros.
João Augusto reconheceu que há dificuldades em várias áreas, argumentou que a Celpa teve prejuízo de R$ 600 milhões no ano passado e já acumula prejuízo de R$ 200 milhões este ano. Apesar disso, disse que iria anotar todas as áreas apontadas pelos vereadores e que a equipe técnica vai a cada uma delas para analisar caso a caso. Ele sugeriu a criação de uma comissão envolvendo a Celpa, Câmara e Prefeitura de Marabá para percorrer os bairros e avaliar as demandas mais críticas para que elas sejam solucionadas o mais rápido possível.
João Augusto Dantas disse que desde que a Equatorial assumiu a gestão da Celpa, promoveu algumas ações para melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Modificou o modelo de padronização de agência e anunciou que a empresa vai investir até 2014 cerca de R$ 700 milhões, sendo R$ 200 milhões apenas na região sul/sudeste do Pará priorizando Parauapebas, Redenção e Marabá.
Ele reconhece que no escritório de atendimento ao público, localizado às margens da Rodovia BR-230, não há estacionamento para os clientes e que há poucos pontos de atendimentos, que a agência está mal localizada, não tem acesso fácil para moradores. Por isso, a empresa está construindo uma nova sede, localizada na Folha 21, a qual terá 10 guichês de atendimento e que ela será inaugurada até 30 de novembro próximo. “Ela já entra no novo padrão Celpa e os clientes receberão senhas para serem atendidos”, informou, dizendo que a empresa está estudando abertura de novas agências em Marabá, mas não deu prazo para isso acontecer.
1 comentário em “Sob dilúvio de reclamações, diretoria da Celpa é confrontada em sessão da Câmara em Marabá”
O único investimento que a Celpa fez foi demitir funcionários!