Ontem (11), o Tribunal da cidade suíça de Zug publicou seu processo contra os cartolas brasileiros João Havelange e Ricardo Teixeira, o primeiro mandatário quase que eterno na FIFA, o segundo praticamente eternizada na CBF.
O relatório aponta que, em oito anos, nada menos que R$ 45 milhões em subornos passaram por suas contas. Outro desprazer que aponta o relatório é que para os velhinhos honestos da FIFA, pagamentos de subornos pertencem ao salário recorrente da maioria da população sul-americana e brasileira em especial. Ou seja, somos todos corruptos!
Semana passada um casal de catadores de lixo encontrou uma sacola com dinheiro fruto de um assalto no Rio de Janeiro e sem pestanejar procurou a polícia para entregar o achado, intacto. Certamente os “velhinhos da FIFA” não tiveram acesso a essa informação.
Um estudo da Fiesp divulgado em 2012 apontou que o custo anual da corrupção no Brasil gira em torno de 41,5 e 69,1 bilhões de reais. Isso, ainda segundo o estudo, representaria entre 1,38% a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB). O dinheiro, se investido em educação, por exemplo, poderia ampliar de 34,5 milhões para 51 milhões o número de estudantes matriculados na rede pública do ensino fundamental, além de melhorar as condições de vida do brasileiro.
O Brasil é um país de corruptos! Isso se evidencia a cada quatro anos, quando são realizadas as eleições para escolha de nossos mandatários políticos. Somos corruptos quando trocamos nosso sagrado direito de escolha por um saco de cimento, uma passagem, uma receita de medicamentos… quando votamos em quem sabemos que não nos representará a contento e fazemos disso apenas mais um negócio. Isso é corrupção ativa e não adiantará no futuro dizer que o político A, B ou C ( que você colocou no cargo após ter recebido um mimo) é ladrão, corrupto, safado.
Ladrão, corrupto e safado somos nós, os eleitores. Todavia, acima de tudo, somos demagogos!
Votamos em quem nos comprou e depois, revestidos da auréola da pureza política, cobramos dele transparência, cobramos que ele produza leis que combata a impunidade e diminua a corrupção. Que utopia!
Bolsa isso, bolsa aquilo, casa própria… Programas assistencialistas do governo que têm deixado nossa população cada fez mais preguiçosa e corrupta. A propaganda eleitoral mais contundente de quem está no poder é alegar que, se o adversário for eleito, esse dinheirinho que tanto tem ajudado as famílias mais pobres do Brasil será imediatamente cortado, fato que faz o eleitor esquecer que não tem saúde e educação de qualidade, e, portanto, volte a votar em quem está sistematicamente comprando seu voto.
Já que citei a utopia, que tal pedir aos nossos representantes que instituam o voto censitário, aquele que restringiu, no século XVIII, que eleitores de baixa renda tivessem direito de escolher nossos representantes? Será que isso alteraria o atual quadro político brasileiro?
4 comentários em “Somos todos corruptos!”
Poderíamos ao menos começar pelo voto facultativo….talvez já melhorasse algo….mas, como isso é impossível nesse país, fiquemos mesmo com nosso ótimos políticos, com 55 dias de férias por anos, mais auxílio terno, moradias, passagens, engraxate…sei lá mais o que!!!!
Porém para o PT só tem companheiro, só é corrupto se for político da oposição, toda semana eles arquivam processos de companheiros acusados ou seja não punem aliados, ontem mesmo houve a cassação do Demóstenes e ao mesmo tempo livrou o deputado Rubens do PT goiano, arquivando a denúncia.
13 EXEMPLOS DE CORRUPÇÃO
1 – No trânsito, quando você é pego em ato infracional, pede ao policial para “quebrar” a sua, ou oferece um “agrado” a ele. Isso é corrupção.
2 – O policial pega seu dinheiro ou “quebra” a sua, mesmo flagrando seu ato infracional. Isso é corrupção.
3 – Você tem uma empresa e sonega impostos. Isso é corrupção.
4 – Na sua empresa, esta que você sonega impostos, tem vários empregados sem registro em carteira ou trabalhando em condições precárias. Isso é corrupção.
5 – Você tem “gato” na energia elétrica, na água ou na TV a Cabo. Isso é corrupção.
6 – Você tem um “conhecido” dentro de um setor público que passa seu caso na frente de toda a fila. Isso é corrupção.
7 – O estudante vai mal na prova e pede para o professor “considerar” na hora de dar a nota. Ou ainda, você cola do seu vizinho para não tirar um zero. Isso é corrupção.
8 – Seu advogado influente consegue fazê-lo ganhar uma ação que perderia porque pagou um juiz. Isso é corrupção.
9 – Você desrespeita as leis de trânsito. Isso é corrupção.
10 – A moça do caixa lhe devolve troco a mais e você não devolve, achando que “saiu no lucro”. Isso é corrupção.
11 – Você gosta de comprar CDs, DVDs e equipamentos pirateados. Isso é corrupção.
12 – Você recorre aos famosos “recibos” de médicos amigos para justificar gastos com saúde junto ao Imposto de Renda. Isso é corrupção.
13 – E se esse médico atuar sem diploma, pior ainda. Isso é corrupção.
Poderíamos ficar o resto da tarde apontando todos os exemplos de corrupção que acontecem todos os dias em nosso meio, mas que por estarmos cegos no desejo de atender nossos instintos mais primitivos acabamos passando por cima.
Concordo plenamente em gênero, numero e grau com essa reportagem, pois acredito que com tanta bolsa pra classe mais pobre, estar tornando essas pessoas dependentes do estado e tornando-os em verdadeiros zumbis e incapazes de pensar.