Fundada em 1995, por professores da Escola Chico Mendes que trabalhavam com crianças surdas, atualmente a Sorri Parauapebas atende 500 crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, e seus familiares, procurando desenvolver o seu potencial psicológico, neurológico e de relação, buscando sua plena inclusão social.
A instituição oferece cursos de informática, música e artesanato, atendimentos no serviço de psicologia e de assistência social, estimulação precoce de 44 crianças de 0 a 6 anos de idade com profissionais de fisioterapia, terapeuta ocupacional e fonoaudiologia, além da colocação e acompanhamento no mercado de trabalho da pessoa com deficiência pela coordenação do Mundo Produtivo do Trabalho.
Desenvolve ainda projetos em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP) para garantia de direitos de criança e adolescente de Parauapebas como o projeto de fiscalização após as 23h30 em bares e casas de shows.
De acordo com a presidente da Sorri Parauapebas, Lurdes Pereira Câmara, a instituição tem muito a comemorar nestes 20 anos de trabalho em defesa da pessoa com deficiência, tendo em vista que nos anos 90 o preconceito era muito maior, e essas pessoas não tinham o mínimo de seus direitos garantidos.
“Hoje, ainda temos muito a avançar, mas já demos os primeiros passos. A Lei de Cotas, por exemplo, que legisla sobre o quantitativo de pessoas com deficiência que as empresas têm que ter em seu quadro funcional é uma realidade em Parauapebas, as empresas estão mais sensíveis a esta causa Sorri Parauapebas vem dando sua contribuição para a efetiva garantia deste direito, entre outros. Somente em 2015, foram mais 350 pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho”, destaca a presidente.
A instituição desenvolve seu trabalho em parceria com o poder público e empresas privadas. A Sorri Parauapebas fica localizada na Avenida Beira Rio, 32 , bairro Rio Verde. Mais informações sobre os serviços pelos telefones – 94 -99163- 4050 / 99972 -2925.