O Sport Clube Itupiranga vem trabalhando firme de olho em sua estreia no Campeonato Paraense da Série B1, a Segundinha do Parazão 2024. O chamado Crocodilo do sudeste vai encarar o Carajás Esporte Clube, o Gavião Real, no próximo sábado (7), às 15h30, no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, em Parauapebas. A diretoria do clube mandante confirmou o valor de R$ 20 para uma arquibancada.
No último sábado (31), os comandados do técnico Sandro Macapá encararam um time amador da cidade de Itupiranga, o Ubarana, em amistoso preparatório para a Segundinha do Parazão. O crocodilo aplicou uma sonora goleada pelo placar de 8 a 0, em partida realizada no Estádio Jaime Sena Pimentel, em Itupiranga.
Sobre o técnico Sandro Macapá, o profissional tem 45 anos e uma vasta experiência no futebol amapaense, sua terra natal. Como jogador atuou nas equipes do Ypiranga, Independente e Trem, todos de seu estado. Já como treinador, Sandro comandou a equipe do Trem Desportivo Clube, desde as categorias de base da chamada Locomotiva, até o time profissional. Na temporada de 2024, levou o clube ao título do Campeonato Amapaense, além de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, a Copa Verde e a Copa do Brasil.
“A gente sempre espera o melhor, mas sabemos das dificuldades que vamos enfrentar na competição e também que o clube vem atravessando, mas espero estrear bem fora de casa e fazer bem o dever de casa nos jogos aqui em Itupiranga”, afirma o técnico Sandro Macapá.
Em relação ao elenco, a diretoria vem apostando em atletas experientes mesclando com a juventude, já que o estadual da Série B1 tem no regulamento de que cada time pode escalar apenas cinco jogadores acima de 23 anos em uma partida. Alguns nomes estão treinando focado no acesso como os goleiros Júnior Brito, que estava no Imperatriz-MA, e Deco Júnior, ex-Trem.
Além dos goleiros, o elenco conta também com jogadores como o zagueiro Charles, o lateral-esquerdo Matheus Silva, os volantes Tácio e Da Silva, o meia Rafinha e o atacante Tiago Mandy. O Itupiranga subiu para elite em 2019, quando conquistou o titulo da Segundinha do Parazão em cima do Carajás, que antes era da Ilha de Outeiro, com o placar no tempo normal empatado em 2 a 2, o Crocodilo bateu o chamado Pica-Pau, por 5 a 3, nos pênaltis, e foi o grande campeão, em jogo único realizado no Estádio Jaime Sena Pimentel.
O Crocodilo do sudeste jogou a elite do Campeonato Paraense em quatro temporadas: 2020, 2021, 2022 e 2023. A melhor campanha do Itupiranga na primeira divisão foi na temporada de 2021, quando a equipe chegou até as quartas de final do estadual sendo eliminada pela Tuna Luso Brasileira, que na ocasião chegou na decisão diante do campeão Paysandu Sport Club. A pior campanha foi em 2023, quando o crocodilo fez apenas seis pontos e terminou rebaixado.
O estadual vai iniciar com 14 clubes, divididos em quatro chaves, duas com quatro e duas com três equipes, com partidas de ida e volta durante a primeira fase. O Itupiranga está ao lado de Carajás e Independente no Grupo D.
Por Fábio Relvas / Foto: Arte Itupiranga