Assim como foi contra o Palmas (TO), o Remo visitou o Botafogo (SP) e sofreu gol nos minutos finais. A derrota por 1 a 0, neste domingo (25/10), no estádio Santa Cruz, no interior paulista, deixou o Leão com a obrigação de vencer a partida de volta, marcada para o outro domingo (01/11), no Mangueirão, em Belém. Qualquer empate levará o Pantera à grande decisão da Série D do Campeonato Brasileiro.
O gol único do jogo aconteceu aos 40 minutos do segundo tempo, quando Canela aproveitou a sobra de uma bela defesa de Fernando Henrique para empurrar a bola para o fundo das redes.
No jogo da volta, em Belém, o Remo terá o retorno de Eduardo Ramos, Max e Levy, mas não poderá contar com o suspenso Chicão. Já o Botafogo (SP) voltará a ter a camisa 10 sendo vestida por Vitinho, mas terá o seu artilheiro Nunes como desfalque.
Quem vencer este duelo pegará o ganhador do confronto entre River (PI) e Ypiranga (RS). No primeiro jogo entre eles, os piauienses venceram por 2 a 0 e levam vantagem para a segunda partida, marcada para o sábado (31/10), no Rio Grande do Sul. A grande final acontecerá nos dias 08 e 15/11.
A ausência dos meias de criação de Remo e Botafogo (SP) foi demonstrada em campo. Os dois times entraram em campo com a missão de suar até a última gota. Foi isto que aconteceu, ainda mais porque os escolhidos pelos técnicos Cacaio e Marcelo Veiga para assumir suas respectivas funções foram atletas que voltavam a jogar após longo período sem ser utilizados – Ratinho e Guaru.
Durante os 45 minutos do primeiro tempo, nenhum dos goleiros chegou a fazer grandes defesas. Isto porque os atacantes também não conseguiram acertar finalizações.
O destaque do primeiro tempo ficou com o técnico Marcelo Veiga, que resolveu trocar o lateral-direito Daniel Borges pelo meia-atacante Canela. A troca aconteceu por opção técnica e deu resultado no final do jogo.
Na volta do intervalo, o Pantera saiu para o ataque e, enfim, conseguiu produzir o primeiro lance de grande perigo da partida. Aos 4 minutos, Guaru mandou na área e Caio Ruan cabeceou no cantinho inferior de Fernando Henrique, que mostrou reflexo para saltar e espalmar a redonda.
Aos 32 minutos, aconteceu o único momento em que o Remo chegou perto de marcar. O zagueiro Henrique saiu para completar um escanteio e esticou o pé esquerdo para desviar um cruzamento rasteiro. A bola passou muito perto do canto direito de Neneca e saiu pela linha de fundo.
Aos 40 minutos da etapa final, Samuel Santos recebeu na direita e levantou na cabeça de Nunes. O camisa 9 desviou e Fernando Henrique praticou grande intervenção, mas soltou a bola no pé de Canela. O meia-atacante empurrou para a rede e sacramentou a vitória do Pantera.
Na base da vontade, o Remo partiu em busca do empate, mas pecou na falta de organização e não chegou a produzir uma chance clara de gol.