Está preso na casa de Prisão Provisória de Araguaína, no norte do Tocantins, homem apontado como principal articulador da tentativa de roubo a transportadora de valores na cidade de Confresa, no Mato Grosso. Durante audiência de custódia, ele se identificou como Nelsivan Jovan de Araújo, de 30 anos, natural de Pernambuco. O suspeito contou que trabalhava no garimpo ilegal em área indígena em Cumaru do Norte, no sudeste paraense.
A prisão aconteceu no último fim de semana, em cumprimento a uma ordem judicial, realizada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Polícia Civil do MT, com apoio da 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado de Araguaína. O custodiado, após a prisão e audiência, segue à disposição da Justiça do Mato Grosso.
A Polícia Civil informou que o suspeito fugiu para o Tocantins, após a prisão de outros dois investigados que deram suporte à quadrilha, no município de Redenção (PA). O grupo pretendia levar cerca de R$ 60 milhões da transportadora de valores de Confresa.
Tentativa Frustrada
No dia 9 de abril, cerca de 15 criminosos armados com fuzis causaram terror ba cidade de Confresa (MT). O grupo invadiu o quartel da Polícia Militar, rendeu os militares, roubaram armamento e depois atearam fogo no prédio. A sede dos bombeiros também foi atacada. Os bandidos chegaram a explodir o muro que dá acesso ao pátio da transportadora de valores, mas não conseguiram entrar na sede e com a chegada de policiais, acabaram fugindo.
Operação Canguçu
Depois da tentativa de roubo frustrada a maior parte do bando fugiu para a zona rural do Tocantins e começou a ser perseguida por uma força-tarefa com cerca de 350 policiais de cinco estados. Em 23 dias de operação, cinco suspeitos foram presos e 15 integrantes do bando foram mortos durante confrontos com a polícia no interior do estado.