Marcelo Parceirinho (PMDB) assume hoje, 11, o cargo de vereador na Câmara Municipal de Parauapebas. O suplente foi convocado para assumir a vaga do ex-vereador Odilon Sansão (sem partido), que renunciou ao cargo na última sessão da Câmara. Odilon, que foi preso na Operação Filisteus, realizada em Parauapebas em maio deste ano, cumpria uma série de medidas cautelares para ficar em liberdade, entre elas o afastamento do cargo de vereador.
Marcelo obteve 1046 votos nas últimas eleições e já havia ingressado com um pedido de extinção do mandato de Odilon, no mês de junho. No pedido, Marcelo requereu a aplicação do artigo 259 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores, que trata de três hipóteses de extinção do mandato de vereador. O destaque do pedido foi em relação à ausência, sem licença, a cinco sessões ordinárias consecutivas, ou a três sessões ordinárias consecutivas convocadas pelo prefeito para apreciação de matéria urgente
O requerimento não foi deferido pelo Presidente da Câmara, Ivanaldo Braz, que seguiria, segundo ele, o disposto na Lei Orgânica Municipal: “a perda de mandato por parte dos vereadores se dará por ausência injustificada, à quarta parte das sessões legislativas ordinárias”. Segundo o artigo 25, IV, da Lei Orgânica Municipal, Odilon poderia faltar a mais uma sessão antes de perder o cargo.
Marcelo Parceirinho convocou uma coletiva de imprensa para esta terça-feira, 11, após a sessão ordinária na qual será empossado.