Os presos cavaram o túnel e pretendiam sair pela tubulação da rede de esgoto da cela, mas tiveram a tentativa de fuga frustrada. Operários da Secretaria de Obras de Parauapebas (Semob) já fizeram o fechamento da escavação com concreto.
Segundo o juiz Libio Araújo Moura, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parauapebas, “o Poder Judiciário demonstra sempre a mesma preocupação com a inadequação da carceragem no centro da cidade, o que deve ser resolvido pelo Poder Executivo estadual, mas sempre envida esforços para diminuir a população carcerária e julgar rapidamente os processos de réus presos”. Na tarde de hoje, conclui o juiz em nota enviada ao Blog, “houve visita do juiz da 1ª Vara Criminal, de um defensor público e um promotor de justiça ao local”.
O governo do Estado está construindo uma Unidade Prisional no município. A obra, que terá 2.448 metros quadrados e abrigará cerca de 300 presos foi iniciada em 2013, mas está paralisada desde o início do ano, não tendo uma data para ser concluída.