A licitação que prevê a retirada de uma corredeira de pedras da hidrovia do Tocantins, no Pará, emperrou mais uma vez. A situação, que trava a navegação no rio, mantém as eclusas da hidrelétrica de Tucuruí praticamente inutilizadas há quase quatro anos. No mês passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) teve de cancelar a sua mais recente tentativa de licitar a obra, depois de o edital ser questionado por empresas interessadas no projeto. O Tribunal de Contas da União (TCU) também pediu que fosse alterada a modalidade de contratação, que chegou a ter custo
estimado em cerca de R$ 520 milhões.
Por meio de nota, o DNIT informou que está alterando itens do edital e que a republicação sairá em agosto. A licitação tem previsão de ocorrer 15 dias após a divulgação do novo edital.
Em março, a presidente Dilma Rousseff esteve em Marabá para lançar o edital da obra, com a promessa de acabar com a novela do chamado “Pedral do Lourenço”, um trecho de 43 quilômetros que precisa ser removido do leito do rio. O pedregulho é alvo de licitação do DNIT desde o fim de 2010, quando foram inauguradas as eclusas de Tucuruí. Desde então, o projeto esbarra em questionamentos de empresas, falhas de avaliação e burocracia. O atraso nas obras já fez a mineradora Vale colocar na geladeira um projeto de R$ 5,8 bilhões. As obras da siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa) chegaram a ser iniciadas em outubro de 2010, com execução de serviços de terraplenagem, e o empreendimento acabou suspenso pela empresa, por conta do impasse na hidrovia.
Perguntada sobre o empreendimento, a Vale informou que “o cronograma de implantação do projeto está em revisão, aguardando uma solução para a questão de infraestrutura logística da região, entre outros pontos a serem endereçados”.
A Confederação Nacional da Indústria estima que o país teria uma economia anual de R$ 650 milhões em logística, se a hidrovia estivesse operando. A indiferença com que o transporte fluvial tem sido tratado aparece nas contas oficiais do governo. Em 2012, quando foi criado o Programa Transporte Hidroviário, foi autorizado um orçamento de R$ 619 milhões para o setor, mas apenas 2,9% desse valor foi efetivamente usado, apontam os dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), compilados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
No ano passado, o orçamento foi reduzido para R$ 311 milhões, com execução de 31%. Neste ano, a cifra autorizada é ainda menor, de R$ 262 milhões. Até julho, somente 9% desse montante havia sido utilizado. “Os números demonstram que hoje a hidrovia é um modal de transporte praticamente abandonado”, diz Carlos Campos, coordenador de infraestrutura do Ipea. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
2 comentários em “Suspensa licitação para obras nas eclusas de Tucuruí”
cadê os defensores da Dilma,o bando de pucha saco que estiveram em Marabá quando por lá esteve essa senhora?
cadê aqueles que soltaram foguete quando do anuncio da derrocagem do pedral do lourenção?
hidrovia?podem esperar sentados,o estelionato eleitoral está só começando,esse governo é ouro de tolo!!
Esse é o governo PTralha em relação ao Pará. Não é a toa que o Estado é um dos últimos em recebimento de repasses da União e investimento…
Aécio neles!
Falta liderança neste Estado e nesta Região Sul/Sudeste do Pará. Vamos lá Zé Rinaldo, vc representa “alma” nova nesta política.