A partir de ontem (1º), os taxistas de Parauapebas podem cobrar a taxa de bandeira 2 em todas as corridas realizadas. No mês de dezembro a categoria tem esse benefício como forma de compensação, já que eles não recebem 13º salário. A taxa é cobrada em todo o Brasil.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas, Mototaxistas, Motoboy e Motofrete de Parauapebas, Valmiro Silva, fora o mês de dezembro, a bandeira 2 somente é permitida de segunda a sexta-feira, no horário das 22h às 6h; das 12h de sábado até às 6h de segunda-feira; e nos feriados, em tempo integral.
Segundo ele, a cobrança da taxa é feita por quilômetro, que é medida por um aparelho chamado taxímetro e amparada pelo artigo 310 da Lei Municipal 4551/2013. “A categoria está operando com a mesma taxa desde 2011. Estamos aguardando uma resposta do governo municipal em relação ao reajuste da nova taxa”, conta o presidente Valmiro.
“Hoje a gasolina está levando metade do que a gente ganha. Acredito que esse valor a mais no final do ano é um presente. Os sucessivos aumentos geram prejuízos que dificultam as negociações com os clientes”, destaca o taxista Antônio Santos.
“É uma medida válida, são trabalhadores, e merecem um valor a mais na renda no final do ano”, destaca a professora Késia Carvalho que costuma utilizar os serviços.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), atualmente o município possui 325 concessões de táxi. Atualmente a tarifa (bandeira) praticada em Parauapebas é de R$5,70 (cinco Reais e setenta centavos).