O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) realizou, na última terça-feira (12), nova reunião com a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) para avaliar a execução da implantação do projeto-piloto de ônibus elétricos na capital paraense.
Por meio da conselheira Ann Pontes, relatora das prestações de contas da Semob, com o apoio dos técnicos da Corte, a pasta foi auxiliada tecnicamente a resolver as pendências da contratação, como, por exemplo, a necessidade de aquisição de seguro para os veículos.
As visitas técnicas do TCMPA à Semob fazem parte da fiscalização, na modalidade acompanhamento, do cumprimento da execução do Contrato Nº 02/2024-Semob e do Termo de Compromisso Nº 01/2024.
A reunião desta terça foi realizada na sede da Semob, havendo, em seguida, visita técnica ao local onde são guardados os carregadores elétricos, bem como ao terminal de ônibus Mangueirão, de onde, após realizar inspeção à infraestrutura, aos ônibus elétricos e aos equipamentos, a equipe de auditores realizou viagem de ida e volta até o terminal São Brás, em um dos ônibus elétricos.
Participaram da reunião o diretor geral da Semob, José Roberto, e sua equipe técnica. Pelo TCMPA participaram os servidores Bruno Gomes, Christian Lago, Jeferson Pereira e Thiago Peixoto.
Gomes, que coordena o trabalho de auditoria, esclareceu que o TCMPA está acompanhando em tempo rea a execução do contrato nº 2, de 2024, e o Termo de Compromisso assinado entre a Semob e a TEVX Motors Group. Esse trabalho tem como objetivo garantir a correta implantação dos ônibus elétricos no sistema de transporte de Belém.
Ainda segundo ele, a Corte está verificando essa primeira fase, uma fase piloto, em que estão sendo realizados testes da trafegabilidade dos ônibus e das rotas definidas: “Conseguimos avaliar se as rotas oferecidas vão atender as necessidades dos usuários, até porque os ônibus têm especificidades como piso baixo. Verificamos também a questão da temperatura [ar condicionado] e da internet”. Preliminarmente, a avaliação dos auditores foi satisfatória.
O auditor Thiago Peixoto comentou que a atuação do TCMPA é pautada na legalidade, havendo a necessidade de comprovação documental dos gestores municipais em todos os processos.
OPINIÃO PÚBLICA
A estudante Isabela Louchard aproveitou a oportunidade para experimentar o ônibus elétrico, e fez a viagem de volta ao terminal do Mangueirão. “A disponibilidade de ônibus elétricos no sistema de transporte de Belém é muito necessária, porque beneficiará muitas pessoas com um transporte de melhor qualidade e conforto, bem como de uma forma mais sustentável, tanto do ponto de vista econômico, como da preservação do meio ambiente,” comentou.