Durante três dias, a Câmara Municipal de Marabá sedia a primeira edição do CAPACITação, evento promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCMPA). A abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, 30, no Plenário Thiago Koch, com a participação de representantes de 34 municípios das regiões sul e sudeste do Pará e de autoridades do Executivo de várias cidades.
O tema do evento é “Conectando Conhecimento com Você” e a mesa de autoridades na abertura contou com a participação do prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho; do presidente da Câmara, Alecio Stringari; e dos conselheiros do TCMPA Lúcio Vale (presidente em exercício), Mara Lúcia Barbalho, Luiz Cunha, Irwaldir Rocha, Francisco Sergio Belich de Souza Leão e Helena Maria Oliveira Muniz Gomes, promotora de Justiça.
O tema central do evento discorre sobre elaboração e avaliação de políticas públicas municipais. Serão realizados sete edições do CAPACITação este ano. A primeira ocorre em Marabá, do dia 30 de maio a 1º de junho, com palestras sendo realizadas paralelamente na Câmara e no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito Tião Miranda deu boas vindas aos conselheiros e técnicos do TCMPA, assim como aos representantes dos demais municípios participantes. O gestor fez um balanço sucinto de sua gestão e dos investimentos que vem fazendo em várias áreas, como educação, agricultura e também destacou que as contas do município estão em dia, assim como os salários dos servidores. “Marabá, atualmente, é uma cidade bem cuidada, que dá prazer para as pessoas que moram aqui. Vamos continuar trabalhando com transparência das contas públicas”, garantiu.
O presidente da Câmara de Marabá, Alecio Stringari, também deu boas vindas aos participantes do evento e disse que o Parlamento marabaense tem a honra de sediar a capacitação do Tribunal de Contas dos Municípios. “Esse é um momento importante e os municípios vão poder dirimir várias dúvidas, para que depois os problemas não fiquem para as gestões seguintes. Deixo um abraço a vocês em nome de todos os 21 vereadores desta Casa de Leis”, disse Alecio.
Lucio Vale, presidente em exercício do TCMPA, agradeceu aos vereadores e ao prefeito Tião Miranda pela acolhida na cidade. Justificou a ausência do presidente, Antônio José, que está em Brasília, e falou da importância da capacitação, orientação e aperfeiçoamento dos jurisdicionados de todo o Estado, que são oferecidas pelo tribunal. “Estamos vindo para mais perto de vocês com a finalidade de capacitar e tirar suas dúvidas para que consigam realizar uma melhor prestação de contas. Vamos estar em todas as regiões do Pará, e Marabá é o nosso primeiro encontro. Começamos aqui e finalizaremos em Belém”, anunciou.
A conselheira Mara Lúcia Barbalho, diretora da Escola de Contas do TCMPA, observou que as palestras, painéis minicursos e cursos que estão sendo oferecidos no evento em Marabá trazem temas relevantes para aperfeiçoamento da gestão pública e melhor serviços à sociedade. “Só com capacitação e conhecimento de qualidade vamos conseguir reverter índices que nos entristecem, em todas as áreas. Estas temáticas vão tirar dúvidas, para que os gestores se sintam seguros com a sua equipe técnica”.
O também conselheiro Luís Cunha diz que tem percebido nos últimos anos um bom resultado dos municípios e câmara graças ao trabalho educativo dos tribunais de contas. “Nós estamos administrando o que não é nosso: dinheiro público. Não é nosso, é patrimônio da sociedade. E temos regras para cuidar do recurso público. Os tribunais estão aqui como parceiros”, garantiu.
Dando início à capacitação, Márcia Costa, conselheira substitua do Tribunal de Contas dos Municípios, atuou como mediadora do painel, com o tema “Lugar de criança é no orçamento”.