Com uma taxa de letalidade superior a 6% em relação aos casos confirmados do novo coronavírus, o município de Novo Repartimento, no sudeste paraense, registrou mais um óbito de pessoa contaminada pela covid-19. A vítima é Iracema de Moraes, 42 anos, técnica de enfermagem, convocada para atuar na linha de frente de combate ao vírus chinês. Ela morreu por volta das 20h de ontem, quarta-feira (22) e na manhã de hoje recebeu as homenagens póstumas.
Iracema descobriu que estava infectada no início deste mês e, após receber atendimento médico no hospital público de Novo Repartimento e não haver reversão da gravidade da infecção, foi encaminhada ao Hospital de Campanha de Marabá, no último dia 12.
A profissional de Saúde lutou contra o vírus durante os dez dias de internação hospital, mas perdeu a batalha após uma parada cardiorrespiratória, ocasionada por complicações fisiológicas relacionadas às funções pulmonares e queda brusca de plaquetas.
A Prefeitura de Novo Repartimento publicou nota de pesar onde destaca a atuação de Iracema: “Para todos, sempre foi uma profissional dedicada, competente e muito querida por seus colegas de trabalho e pela comunidade do nosso município. Iracema era mãe de três filhos, estava lotada na UPA e sua precoce partida, nos causou uma profunda comoção”.
Evolução do Covid-19
Com a morte da técnica de enfermagem subiu para 21 o número de mortes ocasionadas pelo novo coronavírus em Novo Repartimento, que registrou 304 infectados. Os dados foram compilados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em 22 de julho.
Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde local testou 1.614 pessoas, das quais 1.041 foram descartadas. Dos 304 pacientes infectados, 261 estão recuperados, nove continuam em tratamento fora do município, 11 seguem em tratamento domiciliar e 12 estão na Unidade de Pronto Atendimento.
(Antonio Barroso)