Por Fábio Relvas
O técnico Fran Costa já iniciou os trabalhos, visando as três últimas partidas do Parauapebas Futebol Clube no Campeonato Paraense de 2018. O técnico comandou treino no Complexo Esportivo com seu elenco, na tarde desta sexta-feira (02), com a intenção de montar o melhor time para encarar o seu primeiro desafio à frente do PFC: a equipe enfrenta o Independente, às 17h do próximo domingo (04), no Estádio Navegantão, em Tucuruí.
“Nós realizamos um treino agora à tarde e amanhã de manhã faremos uma complementação, justamente para buscar a melhor formação para esse jogo de domingo, que é de suma importância pela permanência do PFC na fase principal. Tem alguns jogadores disponíveis e outros fazendo tratamentos; vamos aguardar até amanhã ter uma melhora, para participar do trabalho e ir para o jogo”, disse Fran Costa.
O novo comandante do Parauapebas estava iniciando um trabalho no Esporte Clube Macapá do Amapá, onde iria trabalhar no time no Campeonato Estadual e na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, mas após receber o convite da cúpula do PFC, o treinador pediu a liberação do clube amapaense e aceitou o desafio árduo de tentar livrar o time do interior paraense do rebaixamento.
“Fui contatado na quarta-feira pelo diretor Jairo, do PFC, e com o acordo da presidência do Macapá e do Parauapebas, fui liberado para fazer esse trabalho, em busca da permanência do PFC na fase principal do próximo ano. Nós estamos na expectativa muito boa de mexer com a autoestima dos jogadores, dar um choque no grupo, no bom sentido, para que possamos fazer um bom jogo no domingo contra o Independente, lá em Tucuruí”, afirmou Fran Costa.
O Parauapebas tem três partidas consideradas complicadas pela frente: depois do jogo de domingo contra o Independente, a equipe encara o Águia de Marabá, no sábado (10), no Estádio Rosenão, e fecha sua participação na primeira fase do Campeonato Paraense atuando contra o Bragantino, no Estádio Diogão, na quarta-feira, dia 14 de março. O treinador sabe das dificuldades que vai encontrar com esses adversários.
“São jogos difíceis, começando pelo domingo com o Independente; apesar de vir de um resultado negativo contra o Remo, é uma equipe que vem fazendo uma boa campanha. Nós vamos lá, unicamente, com o propósito de fazer um grande jogo e, se Deus quiser, trazer os três pontos ou pontuar. Nosso objetivo é pontuar fora de casa, para buscar essa possibilidade da permanência na elite”, finalizou Fran Costa.
Para o jogo contra o Independente, o técnico Fran Costa vai aguardar o posicionamento do departamento médico, já que o volante Max Carrasco e o lateral-esquerdo Rafinha estão lesionados. Os desfalques certos da equipe são o zagueiro André Ribeiro e o volante Augusto Recife, ambos julgados e punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA): Augusto Recife pegou mais um jogo de suspensão, pela expulsão na estreia diante do Paysandu, e André Ribeiro foi punido com três partidas, devido à expulsão na partida da segunda rodada, contra o Cametá.