Marabá amanheceu com tempo nublado e ventania agradável, criando uma boa atmosfera para votação nestas eleições municipais de 6 de outubro. Serão escolhidos prefeito, vice-prefeito e 21 vereadores que atuarão em um dos principais municípios da região sudeste do Pará nos próximos quatro anos.
Mesmo antes das 8h, horário oficial de abertura dos portões, pequenos grupos de eleitores já se concentravam em alguns dos principais colégios eleitorais locais, a exemplo do Colégio Anísio Teixeira, no Bairro Belo Horizonte. Ao todo, 176.224 pessoas estão aptas a votar no município, distribuídas entre duas seções eleitorais (ZES): a 23ª e a 100ª.
À medida que a votação começou, o fluxo de pessoas aumentou de forma contínua, mas sem grandes aglomerações. Até o momento, não há registo de longas filas nos locais de votação. Segundo informações de mesários, o tempo médio para que cada eleitor finalize seu processo de escolha tem sido de menos de dois minutos.
A expectativa é de que a movimentação se intensifique ao longo do dia, especialmente nas horas finais, como tradicionalmente ocorre. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) destacou que o processo está sendo monitorado, e até o momento, não há ocorrências significativas.
Ao chegar à urna eletrônica, o eleitor irá digitar os cinco números do candidato(a) para vereador(a). Caso vá votar na legenda, basta digitar apenas os dois primeiros números e apertar o botão verde para confirmar.
A seguir, o eleitor irá inserir o número do candidato(a) escolhido para prefeito. Basta digitar os dois números e apertar “confirma”.