Desde que a Prefeitura de Canaã dos Carajás iniciou a aplicação de testes rápidos, para detectar o novo coronavírus (covid-19), os números de notificações aumentaram consideravelmente. A testagem é feita em pessoas com sintomas suspeitos ou que tiveram contato com casos confirmados da covid-19.
Os testes rápidos foram autorizados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária no mês de março, por orientação da Organização Mundial da Saúde, para combater a disseminação do vírus. O diagnóstico mais rápido permite o isolamento do paciente, como medida, para reduzir o risco de contágio. A maioria dos pacientes, diagnosticados com o novo coronavírus, tem apresentado apenas sintomas leves, o que permite o tratamento feito em casa.
No boletim epidemiológico, divulgado neste sábado, 09, foram confirmados 33 novos casos da doença, apenas um deles teve o diagnóstico confirmado por exame feito no Laboratório de Referência. Todos foram encaminhados para isolamento domiciliar.
Com as novas notificações, subiu para 167, o número de pessoas infectadas em Canaã. Foram 22 casos descartados e 21 pessoas recuperadas. O município tem 2 óbitos registrados e aguarda o resultado do exame de uma paciente que morreu na última sexta-feira, 08.
A prefeitura destaca que os testes rápidos são importantes para apresentar, de forma transparente, os números da doença na cidade. A utilização de testes rápidos diminui a subnotificação, que tem sido um problema mundial, e ajuda a nortear as medidas de enfrentamento.