Um dos nomes mais fortes do esporte de Parauapebas, o judoca Thiego Marques, voltou a brilhar na tarde deste domingo (19). Com menos de um minuto de luta, o atleta derrotou seu adversário, o também brasileiro Elielton Lira, de Manaus, com um golpe chamado de waza-ari, e finalizando aplicando um ippon. A final entre os brasileiros foi válida pela categoria masculina até 60 quilos, classe J1/J2, nos Jogos Parapan-Americanos, realizada no Centro de Esportes de Contato, em Santiago, no Chile.
“Esse foi um grande salto. Essa medalha foi importante rumo a Paris, porque sendo o melhor das américas a gente chega com muito mais chances. Estamos bem ranqueados e temos diversas competições. Daqui a uma semana temos outra competição no Japão, mas essa foi essencial para levantar a moral”, disse Thiego Marques, que está focado em sua vaga para os Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris.
O curioso da luta, é que os dois atletas treinam na Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo. A dupla, também, é nortista: Pará e Amazonas. Thiego só fez aumentar o número de medalhas do Brasil na competição. No primeiro dia da participação do judô brasileiro nos jogos, foram seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze.
No total, o Brasil lidera o ranking do quadro de medalhas, com 56, conquistando 23 de ouro, 16 de prata e 17 de bronze. Os Jogos Parapan-Americanos vão até o próximo dia 26 de novembro com a participação de 31 países e envolvendo aproximadamente 1.900 atletas.
Por Fábio Relvas / Foto: Divulgação (CPB)