A cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, terá um representante nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O judoca Thiego Marques teve seu nome divulgado na lista de convocados do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nesta quinta-feira (11), e vai se juntar com aproximadamente 250 atletas para representar o Brasil na França. A competição vai iniciar no dia 28 de agosto e seguir até o dia 8 de setembro.
“É o primeiro passo para a realização de um grande sonho. Há um tempo já sabíamos que estaríamos representando a cidade, o estado e o país em Paris, pois tivemos quatro anos de preparação, desde 2021, logo após os Jogos de Tóquio. Começamos a preparação para Paris. Visitamos oito diferentes países e campeonatos, colecionando pontos para o ranking mundial”, afirma Thiego Marques.
O atleta Thiego Marques, de 25 anos, foi descoberto em Parauapebas no projeto Judô Solidário, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), tendo à frente o professor Antônio Sérgio. O judoca tem baixa visão por conta do albinismo e pratica o esporte desde os seus 10 anos de idade. O seu principal objetivo nesta temporada era de chegar aos Jogos de Paris 2024, onde obteve pontuação necessária no ranking mundial e garantiu seu passaporte.
“Essa convocação vem num momento importante da carreira do Thiego, em que está entre os quatro do ranking mundial na categoria dele, que é menos de 60 kg J1, e pra nós aqui do Pará, é uma honra porque mais uma vez a gente chegou na segunda Olimpíada e é o único atleta do judô convocado para esse grande evento. A gente entende que Parauapebas, dessa forma, continua em evidência com o judô paralímpico e com certeza absoluta ele vai trazer um bom resultado, porque ele está preparado para isso e não é à toa que ele está entre os melhores do mundo”, acredita Antônio Sérgio, técnico de Thiego.
Thiego Marques coleciona conquistas o que faz chegar mais forte em Paris. Em 2013, foi prata no Mundial de Jovens nos Estados Unidos. Já em 2017, o judoca conquistou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens e bronze no Campeonato das Américas, ambas em São Paulo. Em 2018, faturou o bronze no Campeonato das Américas no Canadá e em 2019 mais um bronze nos Jogos Parapan-Americanos Lima, no Peru.
As medalhas não pararam por aí e Thiego e em 2022 ganhou o ouro no Pan-Americano do Canadá e a prata Mundial de Baku. Já no ano de 2023, faturou a medalha de ouro até 60 kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. “Ontem podemos ouvir nosso nome na convocação e ter esse sonho de uma maneira mais palpável pra gente. Viajamos então no dia 22 de agosto. Minha competição vai ser no dia 5 de setembro e é uma honra poder representar nossa cidade, nosso estado, nosso país, nossa nação e todo mundo que acredita nesse trabalho”, finaliza o judoca.
Por Fábio Relvas / Fotos: Arquivo Pessoal