Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
esporte

Thiego Marques é convocado para a Seleção Brasileira visando à primeira fase de treinamento em São Paulo

O atleta de judô paralímpico, nascido em Parauapebas, terá uma agenda lotada em 2018. O primeiro desafio é o German Open, em fevereiro
Continua depois da publicidade
Por Fábio Relvas com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Mais uma vez Thiego Marques, de 18 anos, atleta de judô paralímpico, é destaque nacional. Natural da cidade de Parauapebas, Thiego foi convocado para a primeira fase de treinamento, que acontece entre os dias 20 a 28 de janeiro, na cidade de São Paulo. O parauapebense visa grandes competições em 2018, e foi convocado juntamente com mais 23 judocas pela comissão técnica da Seleção Brasileira.

“Sobre a convocação, apesar de que foi esperada, ela não deixou de ser conquistada com suor. Porque todo ano nós temos que suar um pouco para garantir a medalha, não é só no dia da competição que a gente garante e para ser convocado não é diferente. A gente tem que mostrar esforço, mostrar dedicação para que eles vêm a perceber que a gente é o atleta ideal para representar o Brasil”, afirmou Thiego Marques, judoca paralímpico.

O principal desafio de Thiego e dos demais convocados, será o Campeonato Mundial em Portugal, que será realizado no mês de novembro. Mas antes, os judocas brasileiros terão outras competições durante o ano e a primeira delas será o German Open, na Alemanha, de 07 a 13 de fevereiro. O Brasil já conquistou 30 medalhas em quatro participações nesta competição: 2012, 2013 e 2014 e 2016.

“Graças a Deus dessa vez eu fui convocado para os futuros campeonatos importantes e estou com a melhor esperança possível para essa convocação para a Seleção Brasileira. A expectativa é boa para a primeira fase de treinos em São Paulo e para as próximas competições internacionais. Agora recente tem a da Alemanha e ao longo do ano tem Canadá, Portugal e etc.”, disse Thiego Marques.

O judoca de Parauapebas foi descoberto no projeto Judô Solidário, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), tendo à frente o professor Antônio Sérgio. Nessa primeira convocação do ano, a comissão técnica da Seleção Brasileira, seguiu dando oportunidades para os jovens talentos, que vão se juntar aos grandes nomes do judô paralímpico como: Antônio Tenório, Lúcia Araújo, Karla Cardoso, Alana Maldonado, Wilians Araújo, entre outros.

“Ele foi convocado agora para a primeira fase de treinamentos da Seleção Brasileira que vai acontecer a partir do dia 20 e fica entorno de sete dias lá (em São Paulo) e logo no início de fevereiro, Thiego tem uma competição para a Alemanha. Entre fevereiro e maio, tem uma outra fase de treinamento e ele vai para o Canadá para uma outra competição internacional e novamente fase de treinamento. Depois ele vai para o Japão para uma fase de treinamento internacional em julho, ai vem novamente as fases de treinamento. Quando for em novembro, ele vai para Portugal para o mundial”, frisou Antônio Sérgio, professor que descobriu Thiego para o judô.

Confira a lista dos convocados:

Seleção Feminina

Alana Martins Maldonado (AMEI-SP)

Giulia dos Santos Pereira (CESEC-SP)

Karla Ferreira Cardoso (CEIBC-RJ)

Lúcia da Silva Teixeira Araújo (CESEC-SP)

Luiza Guterres Oliano (ACERGS-RS)

Maria Núbea dos Santos Lins (INS. REAÇÃO-RJ)

Meg Rodrigues Emmerich (IRM-PR)

Rebeca de Souza Silva (APADV-SP)

Rosicleide Silva de Andrade (ADEVIRN-RN)

 Seleção Masculina

Abner Nascimento de Oliveira (ADEVIRN-RN)

Anderson Wassian da Silva (ACERGS-RS)

Antônio Tenório da Silva (CESEC-SP)

Arthur Cavalcante da Silva (ADEVIRN-RN)

Denis Aparecido Rosa (CESEC-SP)

Flávio da Silva Rodrigues (CEIBC-RJ)

Gabriel Nascimento Silva (CEIBC-RJ)

Harlley Damião Pereira Arruda (CESEC-SP)

João Marcos Isaías de Souza (CEIBC-RJ)

Júlio César da Conceição (ADVERJ-RJ)

Luan Simões Pimentel (ISMAC-MS)

Mayco de Souza Rodrigues (ADVEG-GO)

Thiego Marques da Silva (AEPA-PA)

Vinícius Ferreira Soares (CEIBC-RJ)

Wilians Silva Araújo (CEIBC-RJ)

Comissão Técnica

Alexandre de Almeida Garcia – Técnico

Caio Ricardo Lopes Paolillo – Auxiliar Técnico

Carolina de Campos – Psicóloga

Cícero Alves Pereira – Apoio

Jaime Roberto Bragança – Técnico

João Paulo Anselmo Almeida – Nutricionista

João Paulo Borin – Coordenador

Marcos Augusto da Costa Vitullo – Fisioterapeuta

Roger Alves da Fonseca – Preparador Físico

Thiago Claudino Gomes Righeto – Médico

Deixe uma resposta