Uma negociação que vem durando vários meses finalmente foi selada. Em reuniões realizadas nas tardes desta terça (30) e quarta-feira (31), o prefeito Tião Miranda (PSD) e o deputado estadual Chamonzinho (MDB) esclareceram as condições para subirem no palanque juntos após as convenções de seus partidos, que acontecem neste final de semana. A do MDB será no sábado (3), com a do PSD no dia seguinte.
Sem entrar em detalhes, o pré-candidato Chamonzinho confirmou ao Blog do Zé Dudu a aliança com o atual prefeito. Ele afirmou que uma das condições para que ela ocorresse seria a entrada do ex-titular da Secretaria de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop), Fábio Moreira, como vice em sua chapa eleitoral. Todavia, a Reportagem levantou que outras tratativas foram negociadas entre os dois.
Em um primeiro momento, Miranda tentou lançar seu vice como pré-candidato à prefeitura, mas o nome de Luciano Dias não decolou nas pesquisas. Recentemente, Fábio Moreira, considerado um excelente secretário de Obras, colocou seu nome à prova, mas também não chegou a dois dígitos na avaliação popular – mesmo com o prefeito pedindo apoio interno.
Restou a Tião Miranda, que está terminando seu segundo mandato, procurar alternativas. As negociações ora estavam em nível estadual, com o governador Helder Barbalho, ora no municipal, com o próprio Chamonzinho.
Com a desistência de Moreira, restam apenas quatro pré-candidatos à prefeitura de Marabá. Além de Chamozinho, os deputados estaduais Toni Cunha (PL) e Dirceu ten Caten (PT) e a ex-vereadora e advogada Irismar Melo (Progressistas) ainda seguem na disputa. No entanto, também há boatos de que ela desistiria para apoiar o pré-candidato emedebista.
Convenções partidárias
Os primeiros dias de agosto trazem consigo as convenções partidárias dos pré-candidatos à prefeitura, com a Câmara de Vereadores de Marabá servindo como palco para três delas. É o caso do partido Progressistas, da ex-vereadora Irismar Melo, já nesta quinta-feira (1º), a partir das 18h.
A partir das 9h deste sábado (3), no mesmo local, a convenção do MDB deve efetivar o nome do deputado estadual Wenderson Chamon, o Chamonzinho, como candidato ao Executivo municipal, além de revelar o seu companheiro de chapa.
No dia seguinte (4), às 10h, a Câmara recebe a convenção do PL, onde o também deputado estadual, Toni Cunha, deverá ser confirmado candidato do partido à prefeitura.
A última convenção partidária acontece na segunda-feira (5), último dia do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realização dos eventos. A partir das 19h, no Clube do Sindicato dos Empregados no Comércio de Marabá (Sindecomar), no Núcleo São Félix, o Partido dos Trabalhadores deve lançar o deputado estadual Dirceu ten Caten como candidato a prefeito.