Em tempos de Covid-19, a Prefeitura de Marabá — que confirmou a primeira infecção de uma moradora local no dia 23 de março — vai investir pesado na qualidade de atendimento e na infraestrutura dos espaços das unidades de saúde. Nesta sexta-feira (3), o governo de Tião Miranda vai dar início à contratação de empresa para fabricar e instalar mobiliários sob medida, em material do tipo MDF, metálico e madeira, nas dependências de dois postinhos de saúde, um na zona rural e outro no núcleo São Félix. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu e podem ser conferidas aqui.
Ao todo, a administração do município quer usar R$ 187 mil para aquisição dos móveis. A ideia é entregar o postinho “Amadeu Vivácqua”, em São Félix 2, com 21 mobiliários novos e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da vila Santa Fé com outros 12 novinhos em folha. São vários tipos de armários, mesas, macas, tudo, segundo a Prefeitura de Marabá, pela “necessidade do melhor aproveitamento do espaço disponível, com mobiliário que atenda as normas preconizadas pelo Ministério do Trabalho”. São dois lotes de compra separados, para cada uma das UBS.
Segundo o governo, essa é uma medida de investimento na melhoria da prestação de serviços, com vistas a complementar a reforma e as adequações que estão sendo concluídas nos postos de saúde. A ambientação dos espaços públicos, conforme a administração de Marabá, é essencial para garantir a qualidade do atendimento da população usuária dos estabelecimento de saúde do município.